Caça sino-paquistanês FC-1/JF-17 citado na revista Veja

62

JF-17 Thunder

A revista Veja noticiou esta semana que “o caça, vendido principalmente na Ásia, virou a joia da indústria armamentista do país, que registrou crescimento de 88% nas exportações nos últimos cinco anos.”

Na verdade, o FC-1 por enquanto só opera no Paquistão e Myanmar encomendou 16 aviões no ano passado por US$560 milhões.

Notícias sobre o Sri Lanka ter adquirido 8 unidades do Paquistão não foram confirmadas. A Argentina esboçou algum interesse, mas a situação econômica do país não ajudou.

A Nigéria também estaria interessada em adquirir três jatos FC-1 em 2016, para combater o grupo terrorista Boko Haram.

De qualquer forma, o FC-1/JF-17 é um caça barato e pode ser adquirido por países que tenham orçamento limitado e que estejam dentro da área de influência da China e Paquistão.

O FC-1 teve sua origem no caça Super 7, uma evolução da versão chinesa do MiG-21, numa “joint venture” entre a Chengdu e a Grumman. A proposta incluia a remoção da entrada de ar do nariz, a inclusão de um nariz “duro”, entradas de ar laterais, bem como a instalação de aviônica ocidental.

O acordo de desenvolvimento foi assinado em 1986, mas foi cancelado em 1990, por causa do esfriamento das relações da China com o Ocidente, bem como pelo aumento dos custos do projeto.

A Chengdu continuou o desenvolvimento do Super 7 sozinha e mudou o nome para FC-1. Em 1999, a China e o Paquistão assinaram o acordo de desenvolvimento e produção conjunto do FC-1 e contaram com a assistência técnica do Russian Mikoyan Aero-Science Production Group (MASPG).

O primeiro protótipo fez o roll out em 31 de março de 2003 e voou pela primeira vez em 25 de agosto. Três protótipos foram desenvolvidos, com os testes de voo terminando em 2005 e a entrada em produção em 2006.

A CAC e a CATIC estão oferecendo o FC-1 como uma alternativa barata para substituir o Northrop F-5 Tiger, Dassault Mirage III/5, Shenyang J-6, MiG-21/F-7 Fishbed e o Nanchang Q-5.

Cada FC-1 sai por US$ 20 a 30 milhões, dependendo da configuração e quantidade.

Assista no vídeo abaixo a apresentação do FC-1/JF-17 no Paris Air Show de 2015.

wpDiscuz