IAI recebe contrato adicional para produzir 40 conjuntos de asa do F-35 Lightning II
A Israel Aerospace Industries (IAI) recebeu um contrato adicional da Lockheed Martin para produzir 40 conjuntos de asa para os aviões de caça multi-função “stealth” F-35 Lightning II. A IAI está programada para produzir mais de 800 pares de asas do F-35, com um valor potencial de US$ 2,5 bilhões, durante os próximos 10-15 anos. Desde o início da produção em 2015, a IAI produziu seis conjuntos de asa e espera entregar um total de 12 conjuntos durante o primeiro semestre de 2016.
Após a execução do contrato inicial, em 2014, a IAI inaugurou uma linha de produção automatizada de asas do F-35 no estado-da-arte, com um investimento em sistemas e tecnologias avançadas necessárias para atender ao design inovador da aeronave. A produção é extremamente precisa e assegura uma proteção do meio ambiente, durante todas as fases do processo de produção. As superfícies superior e inferior da asa são feitas de materiais compósitos, desenvolvidos especialmente para o F-35.
O centro de produção da asa da Divisão Lahav da IAI é conhecido pela sua vasta experiência e conhecimento na produção de asas das aeronaves F-16 e T-38, bem como conjuntos de estrutura aero para outras aeronaves e clientes.
“A Lockheed Martin reconhece o compromisso da IAI para o programa F-35 e compreende a importância da qualidade entregue pela equipe IAI”, disse Jeff Babione, gerente do programa F-35 da Lockheed Martin. “Este pedido demonstra a nossa confiança no desempenho contínuo e estamos ansiosos para continuar nosso relacionamento saudável por muito tempo no futuro.”
Joseph Weiss, presidente e CEO da IAI: “O contrato reflete um forte voto de confiança nas habilidades da IAI e o compromisso com esta parceria, parte do desenvolvimento da aeronave de caça mais avançada já produzida. Estamos extremamente orgulhosos desta cooperação e acredito que vai continuar a ser reforçada no futuro “.
FONTE: IAI Communications