A Saab divulgou em seu site que apresentará o primeiro exemplar da nova geração (NG) do Gripen em 18 de maio de 2016, data evidenciada na imagem promocional abaixo. Fotos desse protótipo monoposto (Gripen E) em montagem já vinham sendo divulgadas paulatinamente pela Saab. Nesta manhã, pelo Twitter, a empresa mostrou mais duas fotos do exemplar na fábrica, cujo indicativo é 39-8. São as fotos acima e ao final.

O protótipo 39-8 do Gripen E se segue à aeronave 39-7, que é um Gripen D (biposto) modificado para servir como demonstrador e avião de testes, recebendo vários dos equipamentos e mudanças da nova geração do caça, como o radar AESA (varredura eletrônica ativa), sistema IRST (busca e rastreio por infravermelho), motor GE F414 (de maior potência que o instalado nas gerações anteriores), acréscimo de duas estações de cargas externas sob a fuselagem e trem de pouso realocado para sob as raízes das asas, gerando mais espaço de combustível na fuselagem, entre outros aprimoramentos.

Fotos do jato JAS 39-7, o demonstrador do Gripen NG, visto em voo com sensor IRST instalado à frente da cabine e levando carga externa de duas bombas e seis mísseis. A nova geração do caça foi projetada para receber duas estações extras sob a fuselagem central em relação à versão C/D (somando-se à estação ventral que as versões anteriores já possuíam), onde se pode ver as duas bombas transportadas. A instalação destas duas estações extras foi possível com a realocação do trem de pouso principal.  – foto Saab

Diferentemente do demonstrador (foto acima), que voa desde maio de 2008 e nos últimos anos vem sendo utilizado para testar e validar parte dos sistemas e características da nova geração, o protótipo JAS 39-8 já é construído de fábrica com as diversas mudanças estruturais necessárias, feitas de forma definitiva, para as mudanças adaptadas no 39-7. Na imagem do alto da matéria (com detalhe ampliado abaixo) por exemplo, é possível ver com clareza o “poço” do trem de pouso principal esquerdo, que recolhe em novas carenagens sob as raízes das asas (e não mais na fuselagem, como era o caso das gerações A/B e C/D do Gripen. A foto seguinte, em que são vistos voando juntos o demonstrador / avião de testes 39-7 e um Gripen D comum, permite observar melhor a diferença de posicionamento do trem de pouso principal na nova geração do caça.

Detalhe ampliado da imagem de abertura da matéria, mostrando o “poço” do trem de pouso principal esquerdo, em carenagem sob a raiz da asa
Gripen D e Gripen NG Demo voando juntos com os trens de pouso abaixados, mostrando diferenças no posicionamento do trem principal, que no Gripen D recolhe sob a fuselagem e, no demonstrador da nova geração, recolhe em carenagens instaladas sob as raízes das asas – foto Saab

O planejamento divulgado em ocasiões anteriores pela Saab é somar mais dois protótipos à campanha de testes nos dois anos seguintes ao primeiro, que receberão os indicativos 39-9 e 39-10. Originariamente, conforme o cronograma abaixo apresentado pela empresa em meados de 2013 (imagem via Flightglobal), o protótipo 39-8 já deveria ter sido apresentado no ano passado.

Cronograma apresentado em 2013, que previa a apresentação do exemplar JAS 39-8 em 2015

Ainda sobre o protótipo a ser apresentado no dia 18 de maio, a empresa considera essa apresentação “um marco chave na evolução do caça inteligente”, termo que a Saab utiliza por considerar o jato um conceito único de caça, com “perfeito equilíbrio entre excelente desempenho operacional, soluções de alta tecnologia, custo-eficiência e parceria industrial”.

Foto divulgada pela Saab, pelo Twitter, mostra parte dos trabalhos finais de montagem do protótipo JAS 39-8.
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