Phase 2 Enhancement (P2Ea) Typhoon

As últimas melhorias para o jato de combate Eurofighter Typhoon foram testadas com sucesso pelos pilotos em ensaios de voo da Royal Air Force (RAF) do Reino Unido realizados no BAE Systems’ Military Air & Information business em Warton, Lancashire. Uma versão inicial do Phase 2 Enhancement (P2Ea) Typhoon foi voado por pilotos de teste do esquadrão da avaliação da RAF com base na RAF Coningsby.

O pacote P2Ea incorpora melhorias de software e aviônicos, tais como upgrades para o radar, sistemas defensivos e pods de rastreio e direção de tiro. Essas melhorias não só irão aumentar a consciência das ameaças e segurança do piloto, mas também melhorar as capacidades de tiro do Typhoon. O pacote P2Ea faz parte do pacote completo Phase 2 Enhancement (P2E) para o Typhoon.

Testes do pacote serão realizados durante todo o ano de 2016 com testes de integração de armas também previstos para este ano.

Steven Berry, Wing Commander responsável pelo Comando do 41(R) Test and Evaluation Squadron, disse: “O upgrade P2Ea traz algumas mudanças importantes de capacidade e alguns ajustes bem-vindos para as capacidades existentes. As melhorias significam que como uma plataforma de ar-superfície, o Typhoon tem a simplicidade e flexibilidade no design para ser facilmente empregado em missões de apoio aéreo aproximado ou cenários mais complexos, como proteção a comboios. Em 2019, o Typhoon estará cumprindo vários tipos de missões, incluindo a defesa aérea do Reino Unido, combate aéreo ofensivo e defensivo, ataque stand-off e de apoio aéreo aproximado. Isso é um monte de habilidades para esquadrão de linha de frente de dominar. O Typhoon precisa entregar toda essa capacidade de forma simples, em um cockipt confiável”.

O 41(R) Squadron TES (Test and Evaluation Squadron) realizou dois testes em uma versão inicial do P2Ea – um exercício ar-ar típico e um exercício de ar-superfície contra alvos simulados. O retorno a partir desses testes foi avaliado e será agora utilizado para influenciar o desenho final.

Andy Flynn, chefe de Programas de Entrega de Capacidade para o Combate Aéreo na BAE Systems, disse: “Trabalhando com as equipes de teste do cliente nesta fase nos proporciona um feedback valioso que podemos avaliar e trabalhar diretamente de volta para o processo de design. Esta abordagem de teste combinada é uma parte fundamental de como estamos melhorarando a forma como fazemos negócios. Ele permite ao cliente fazer melhorias de capacidade em um estágio inicial e fornecer feedback para garantir que as atualizações sejam exatamente o que eles precisam”.

O P2Ea é um trampolim no caminho do Projeto CENTURION da RAF feito para garantir uma transição suave entre o Typhoon e as capacidades do Tornado quando este sair do serviço em 2019.

A atualização P2E completa para a RAF incluirá a integração do míssil ar-ar BVR MBDA Meteor. A próxima fase de melhorias, P3E, trará o míssil de cruzeiro MBDA Storm Shadow e MBDA Brimstone 2 de apoio aéreo aproximado. Ambos os pacotes P2E e P3E serão entregues por meio do Projeto CENTURION.

DIVULGAÇÃO: BAE Systems

wpDiscuz