Argélia encomenda 12 caças-bombardeiros Su-34 ‘Fullback’ da Rússia
BULAWAYO, Zimbabwe – A Força Aérea Argelina encomendou 12 caças Sukhoi Su-34 “Fullback” da fabricante de aviões russa Novosibirsk Aircraft Production Association para substituir sua frota envelhecida de MiG-25 da era soviética, que já passaram muito do prazo de aposentadoria do serviço, como parte de um programa de modernização em curso.
Em uma entrevista publicada pelo jornal russo Vedomosti no dia de Ano Novo, o Diretor-Geral Sergei Smirnov Chkalov da Novosibirsk Aircraft Production Association anunciou que a Argélia finalmente encomendou o Su-34, depois de quase oito anos de negociações contínuas.
Embora ele não tenha dado mais detalhes sobre a venda, Smirnov disse que a Força Aérea Argelina também está negociando a compra de longo prazo de versões atualizadas do Sukhoi Su-24 “Fencer”, o que estaria em consonância com a evolução das necessidades da força e o projeto de reorientação e modernização em curso na Argélia.
Acredita-se que o Su-34 é um componente do acordo de armas argelino-russo de US$ 7,5 bilhões assinado em março de 2006 para o fornecimento de sistemas anti-mísseis, aviação, equipamentos e tecnologias de defesa terrestre e marítima.
No ano passado, o principal especialista militar russo Igor Korotchenko disse à RIA Novosti que o desdobramento do Su-34 em missões de combate na Síria iria ajudar potenciais compradores na África, Europa Oriental e Oriente Médio a avaliar o seu desempenho e decidir sobre a oportunidade de adquiri-lo ou não.
“Vários países na África, incluindo Uganda e Nigéria, que travam uma guerra contra o Boko Haram, poderiam comprar o Su-34. Tal caça-bombardeiro avançado também poderia reforçar a Força Aérea da Etiópia, que ainda opera uma grande frota de velhos caças Su-27”, disse Korotchenko.
O Su-34 também tem atraído o interesse do Iraque, Uzbequistão e Turquemenistão, enquanto o Cazaquistão já opera um esquadrão adquirido recentemente da Rússia. Propulsado por dois motores turbofan Saturn AL-31F, o Su-34 é um caça-bombardeiro de quarta geração criado a partir da estrutura do seu antecessor Sukhoi Su-27.
Ele tem um alcance operacional de 4.000 km e uma velocidade máxima de até 2.200 quilômetros por hora. Seus principais armamentos incluem um canhão de 30 mm GSH-301, e vários tipos de mísseis ar-ar, mísseis de cruzeiro, ar-superfície, anti-navio e anti-radiação, além de bombas guiadas e de queda livre.
FONTE: defensenews.com