IAF aposenta jatos A-4 Skyhawk após 48 anos de serviço
A Força Aérea de Israel dá adeus aos seus últimos A-4 Skyhawk, que serviram em cada campanha operacional conduzida desde a sua chegada no país há 48 anos
48 anos se passaram desde o que primeiro jato americano McDonnell Douglas A-4 Skyhawk desembarcou em Israel, com o aniversário sendo marcado por uma cerimônia de despedida oficial na base aérea de Hatzerim, no último domingo. A cerimônia contou com um sobrevoo e último voo oficial do jato veterano com a IAF.
Por Yoav Zitun
A Força Aérea se despede do “Ayit”, Águia em hebraico – o nome dado ao Skyhawk, com três oficiais generais da ativa: Comandante da Força Aérea Amir Eshel, chefe da Divisão de Pessoal Hagai Toplonski, e Chefe da Direção e Planeamento Amikam Norkin, pilotando três dos jatos – ao lado de outros pilotos da ativa.
“Pilotos do Ayit marcaram grandes eventos históricos na história do combate aéreo”, disse o comandante da Força Aérea Amir Eshel, “Muitas das realizações da força são o resultado da combinação entre o pequeno avião e a grandeza de seus pilotos.
“Concluindo um longo tempo de serviço, dependeu de especialistas com habilidades do mundo da alquimia. Os militares da Divisão Técnica de todas as classes e da Direcão de materiais, chegamos ao fim de uma era que é um exemplo de profissionalismo, determinação e devoção, uma fonte de força para toda a Força Aérea “, disse Eshel, e acrescentou que,”no caminho para este ponto nós perdemos muitas pessoas, tanto no ar e no solo. Sua memória não será esquecida.”
Eshel destacou que, “quando uma porta se fecha, outra porta se abre”, durante seu discurso. Ele estava se referindo diretamente à chegada antecipada do mais novo jato furtivo da IAF, o F-35, que está programado para pousar em Israel, em menos de um ano.
Pilotos veteranos e comandantes de esquadrão de várias gerações participaram da cerimônia. Os jatos pararam de voar missões operacionais há quase dois anos, e desde então ficaram limitados à formação de novos pilotos.
De acordo com a Força Aérea, “a era Skyhawk em Israel foi inaugurada no dia 29 de dezembro de 1967, quando os primeiros quatro Skyhawks foram descarregados de um navio que chegou ao porto de Haifa e absorvido nos esquadrões “Valley” e “Flying Tiger”, estabelecidos especialmente para a chegada do novo avião.”
Os jatos Skyhawk levaram a era dos aviões americanos à IAF e estiveram entre os mais confiáveis da IAF e deixam atrás de si um legado de operações bem-sucedidas, pois tomaram parte em cada campanha israelense desde que entraram em serviço e até mesmo serviram como jatos de ataque primário da IAF no “Guerra de Atrito”.
“Durante a Guerra do Yom Kippur, as tripulações de Skyhawk realizaram cerca de 1.000 surtidas operacionais na frente sul. Cerca de metade dos aviões foi atingida durante o combate e seis membros da tripulação ejetaram de seu avião em território inimigo, e sete foram mortos”, de acordo com a Força Aérea.
FONTE: www.ynetnews.com / FOTOS: Shay Finkelman