Força Aérea de Israel detalha plano de transição para o F-35
A Força Aérea de Israel planeja desativar um de seus esquadrões da Lockheed Martin F-16C/D em 2017, em paralelo com a entrada em serviço do F-35 “Adir” de nova geração e atingindo capacidade operacional inicial.
Sustar as operações de uma unidade de F-16C/D será parte de um grande programa de ajustamento destinado a adaptar o inventário da força aérea para os desafios futuros, tendo em conta as limitações do orçamento de defesa do país.
No início deste ano, foi assinado um contrato para a compra de mais 14 jatos F-35 (Adir) para a Força Aérea de Israel. O ministério da defesa e a força queriam 31 unidades, mas a forte oposição no gabinete israelense limitou o número em um negócio de US$2,82 bilhões.
A encomenda inclui opções para 17 aeronaves adicionais, e segundo o site Flightglobal, fontes do Ministério da Defesa disseram que os esforços vão continuar para adquirir o número adicional necessário para atender às necessidades operacionais da Força Aérea.
De acordo com o Ministério da Defesa israelense – que assinou a compra inicial de 19 aeronaves em 2010 – os primeiros dois F-35s vão pousar no país no final de 2016.
De acordo com o banco de dados do Flightglobal, Israel tem 77 caças F-16C e 48 F-16D bipostos operacionais.
FONTE: Flightglobal