Japão em breve vai testar seu próprio caça ‘stealth’

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O Japão está chegando perto de se tornar o quarto país do mundo a testar em voo seu próprio caça “stealth”, um movimento que pode antagonizar ainda mais os países asiáticos vizinhos que se opõem à proposta do primeiro-ministro Shinzo Abe para reforçar o papel das Forças de Autodefesa do Japão.

A aeronave está programada para fazer seu voo inaugural dentro dos três primeiros meses de 2016, informou Hirofumi Doi, um gerente de programa no Ministério da Defesa, em uma entrevista em Tóquio. O avião, chamado Advanced Technology Demonstrator X (ATD-X), será então entregue às Forças de Auto-Defesa, que vão começar a conduzir seus próprios testes, disse ele.

O caça da Mitsubishi Heavy Industries Ltd.- baseia-se nas ambições militares de Abe, depois que ele conseguiu avançar a legislação aprovada pelos EUA que permite às forças japonesas lutarem em conflitos no exterior, apesar das preocupações manifestadas no exterior e em casa. O militarismo japonês é um tema particularmente sensível para a China e Coréia do Sul por causa da agressão que sofreram antes e durante a Segunda Guerra Mundial.

“O ambiente de segurança ao redor do Japão está se tornando cada vez mais complexo e o Japão precisa manter capacidades aéreas proporcionais aos de outras forças aéreas da região”, disse Rukmani Gupta, um analista em Nova Delhi ao IHS Jane’s. “Se os testes com ATD-X forem considerados bem sucedidos, é muito provável que o Japão prosseguirá na produção de um caça de próxima geração.”

O jato de 14 metros de comprimento, equipado com motores da IHI Corp., vai custar ¥ 40 bilhões (US$ 325 milhões) para ser desenvolvido, disse Doi. O ATD-X pode se tornar a base de um novo avião de combate para substituir o caça Mitsubishi F-2, disse Takahiro Yoshida, diretor no ministério.

Se o Japão decidir fazer uma versão do avião de combate, seus motores teriam cerca de três vezes a força do jato furtivo, e o avião teria espaço interno suficiente para mísseis, disse Doi.

Motor XF5-1 do ATD-X

Não é certo que o Japão irá em frente com o projeto.

“Esses caças experimentais são um exercício no reino do possível”, disse Lance Gatling, chefe da consultoria aeroespacial Nexial Research. “Em termos de relações internacionais, é uma moeda de troca. Eles podem dizer: ‘Nós fizemos um trabalho crível sobre isso, podemos construir a nosso próprio avião, se não fizermos um negócio melhor ou se não nos derem uma parte da produção no Japão’.”

A IHI está apoiando integralmente os ensaios em voo do jato, disse Yuki Takahashi, porta-voz baseado em Tóquio. Hideo Ikuno, porta-voz da Mitsubishi Heavy em Tóquio, não quis comentar sobre o desenvolvimento do jato.

Os EUA, a Rússia e a China têm todos construído e voado aviões furtivos, conhecidos como jatos de quinta geração, que são mais difíceis de detectar no radar. Outros países, como a Índia e a Turquia estão também desenvolvendo jatos furtivos, de acordo com Gupta do IHS Jane’s. A Coreia do Sul e Indonésia também estão investindo no desenvolvimento conjunto de um avião de caça de próxima geração, disse ele.

De volta ao Japão, o governo vai tomar uma decisão sobre um substituto para os seus jatos de combate F-2 até o final de março de 2019, disse Doi.

“Nós estamos construindo isso em preparação para o desenvolvimento de um novo avião de combate”, disse Doi. “Países vizinhos estão desenvolvendo jatos furtivos e assim esta pesquisa é para permitir-nos compreender qual tecnologia é necessária para um projeto como este.”

FONTE: The Japan Times / Tradução e adaptação do Poder Aéreo

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