Turquia cessa violações do espaço aéreo grego após derrubada de Su-24
Aeronaves turcas reduziram abruptamente as violações do espaço aéreo grego após um jato russo Sukhoi Su-24 ter sido derrubado em 24 de novembro por um F-16 turco. Anteriormente, as incursões aéreas eram diárias, chegando a casa de milhares por ano.
Os dados são de uma fonte diplomática em Atenas, citada pela agência russa RIA Novosti.
A última vez que aviões de guerra turcos foram vistos no espaço aéreo grego ocorreu em 25 de novembro, quando seis jatos, dois deles transportando armas, entraram no aéreo vizinho.
Intrusões de jatos turcos no espaço aéreo nacional da Grécia continuam a ser uma dor de cabeça constante para Atenas. Mesmo sendo parceiros da OTAN, Turquia e Grécia tem sido adversários durante séculos.
O ano de 2014 foi marcado por um forte aumento das violações do espaço aéreo grego pela Força Aérea Turca, cujo número subiu para 2244 incidentes. De janeiro a outubro de 2015 o espaço aéreo da Grécia foi violado por aviões militares turcos 1.233 vezes, incluindo 31 vôos sobre o próprio território grego, segundo a Força Aérea grega. Em novembro, antes da derrubada do bombardeiro russo, pelo menos 50 violações do espaço aéreo foram registradas.
Jatos turcos habitualmente invadem o espaço aéreo grego sobre as ilhas em disputa no Mar Egeu, obrigando a Força Aérea Grega a interceptar os invasores. Tais encontros aéreos muitas vezes terminam com combates simulados, com os pilotos dos dois lados travando seus mísseis nos aviões adversários.
FONTE: RT (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
NOTA DO EDITOR: recomendamos aos nossos leitores o vídeo feito a partir de um Mirage 200 grego enfrentando um F-16 turco