Como foi o resgate do navegador russo do Su-24 abatido na Síria

30

O capitão Konstantin Murakhtin, navegador/operador de sistemas de armas de Sukhoi Su-24M, escapou da morte após seu jato ser abatido por um caça F-16 turco. Ele ejetou-se sobre território mantido por rebeldes sírios hostis, tornando o esforço para salvá-lo uma missão incrivelmente perigosa. Seu companheiro, o tenente-coronel Oleg Pershin (piloto da aeronave) teria sido morto por militantes turcomanos no ar enquanto descia de paraquedas.

Murakhtin teve a sorte de descer em segurança, mas sua posição estava diretamente na linha de fogo cruzado entre o Exército sírio e os rebeldes. Ele ativou seu localizador e não pôde fazer mais nada além de esperar por ajuda.

Uma equipe de resgate formada por fuzileiros navais partiu da Base de Khmeimim (Aeroporto Internacional Bassel Al-Assad) minutos depois do Su-24 ser abatido pelos turcos.

“Nós partimos apenas 15 minutos após recebermos a informação da derrubada de uma de nossas aeronaves. A área fica entre Durin e as elevações turcomenas, onde combates ferozes vêm ocorrendo. Nós partimos com três helicópteros em direção ao provável local do incidente”, disse uma fonte próxima à operação de resgate ao noticiário RIA Novosti.

Ao se aproximarem do local de resgate os helicópteros foram recebidos por intenso fogo. Dois helicópteros retornaram à base e um terceiro foi abrigado a realizar pouso forçado enquanto era submetido a forte ataque. A bordo haviam 12 fuzileiros navais além da tripulação. Um fuzileiro naval, Aleksandr Pozynich, foi morto em ação ao sair do helicóptero para encontrar cobertura em uma colina nas proximidades. O helicóptero explodiu depois de ser atingido por um míssil anticarro lançado a partir do solo.

Militares sírios que estavam nas proximidades correram para ajudar os russos e deram cobertura. Os sírios veiram “na hora certa”, disse a fonte, e atuaram para extrair as tropas russas que enfrentavam intenso fogo.

Murakhtin, que ganhou o prêmio “Top Navigator” na maior competição de voo militar da Rússia no ano passado, disse que vai pedir para voltar ao trabalho assim que ele for declarado apto pelos médicos.

“Eu tenho que pagar a dívida para com o meu comandante”, disse ele.

FONTE: RT (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

NOTA DO EDITOR: as imagens mostram claramente dois helicópteros do tipo Mil Mi-8M (possivelmente da versão Mi-8AMTSh), sendo um em solo e outro em voo, além de um Mil Mi-24 (possivelmente do modelo Mi-24P com canhões fixos de 30mm).

wpDiscuz