KAI faz primeira entrega de aviões de combate FA-50 para as Filipinas

28

Caças FA-50 das Filipinas. O FA-50 é uma variante do combate do jato de treinamento T-50

Os dois primeiros caças FA-50 decolam da pista da fábrica da Korea Aerospace Industries em Sacheon para seu voo de traslado para as Filipinas. O FA-50 é uma variante do combate do jato de treinamento T-50

A Korea Aerospace Industries Ltd., fabricante de aeronaves da Coreia do Sul, disse nesta sexta-feira que fez a primeira entrega de seus jatos multi-missão às Filipinas, consolidando ainda mais sua posição como um exportador de aeronaves.

Os dois FA-50PH decolaram de Sacheon, a 437 quilômetros ao sul de Seul, para fazer os 2.482 quilômetros de voo de traslado para as Filipinas. A dupla é esperada para chegar na base aérea de Clark, no sábado, informou a KAI.

O voo de traslado envolve os aviões sendo diretamente transportados para o seu destino e pode envolver escalas para reabastecimento.

A KAI disse que tal método de entrega requer um planejamento cuidadoso, porque tem de levar em consideração as condições meteorológicas e de trânsito através do espaço aéreo regulamentado por outros países.

Os dois aviòes são parte de um acordo US$ 420 milhões de governo-a-governo fechado entre Seul e Manila para a exportação de 12 jatos FA-50PH.

Os jatos supersônicos de dois lugares são variantes dos caças de ataque leve FA-50 em serviço na Força Aérea da Coreia do Sul. Os aviões são derivados do treinador avançado T-50 e podem ser armados com mísseis guiados por calor, bombas e foguetes, e tem também um canhão automático.

A KAI disse que a primeira transferência adere ao cronograma de entrega pré-programado, com as 10 aeronaves restantes a serem entregues em 2017. Os 12 jatos FA-50PH serão os primeiros supersônicos utilizados pela Força Aérea Filipinas desde que esta aposentou sua frota de F-5.

“Cumprir o prazo de entrega aumenta a confiança dos clientes”, disse a empresa aeroespacial. A KAI foi capaz também de cumprir o cronograma de entrega quando vendeu 16 jatos para a Indonésia.

A empresa disse também que está trabalhando para atender as programações de entrega para encomendas confirmadas do Iraque e Tailândia.

A KAI recebeu até agora 133 encomendas de aviões da Indonésia, Turquia, Peru, Iraque e Tailândia para ambos os jatos da série T-50 e do treinador KT-1, treinador básico turboélice. Estas encomendas valem cerca de US$ 3,3 bilhões.

A companhia disse que está negociando com o Peru e Botswana para vender os jatos T-50, assim como busca novos clientes na Europa, Ásia, África e América Latina para o KT-1.

FONTE: The Korea Herald

wpDiscuz