Com o alto preço do F-35, USAF considera comprar 72 novos F-15, F-16 ou F-18

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Conceito do F-15 2040C

O F-15 versão 2040C é o upgrade proposto pela Boeing que vai dobrar a capacidade de mísseis do F-15C de 8 para 16 mísseis e ainda vai aumentar o alcance do avião com o uso de tanques conformais como nos F-15E

Segundo o jornalista Bill Sweetman que assina a coluna Aerospace Daily & Defense Report do site aviationweek.com, a Força Aérea dos EUA pode solicitar ofertas para 72 novos caças Boeing F-15, Lockheed Martin F-16 ou até mesmo Boeing F/A-18E/F, por causa dos problemas orçamentários que vão provocar baixas cadências de produção iniciais para o caça de quinta-geração F-35 Joint Strike Fighter, de acordo com oficiais e altos funcionários da indústria presentes na Conferência Internacional de Caças promovida pela Defense IQ.

Agora espera-se que os caças F-15 e F-16 sirvam até 2045, quando todos os novos aviões estarão prontos. Os planos para modernizar caças F-16 com radares de varredura eletrônica ativa (AESA) e outras melhorias estão sendo avaliados.

A Força Aérea dos EUA “está lutando para conseguir pagar 48 caças F-35s por ano” para os primeiros anos de produção de plena velocidade, disse um oficial superior. A Força Aérea planeja comprar 60 aeronaves em 2020, subindo para 80 por ano logo depois disso. Consequentemente, os F-15 e F-16 vão ter que servir mais e superarão em número os F-35 e F-22 até o final da década de 2020.

A Boeing está propondo a série de upgrades “F-15 2040C” para estender a vida dos caças F-15C de superioridade aérea de quarta-geração até 2040, para complementar os caças F-22 Raptor de quinta-geração. A versão 2040 do F-15 dobraria o número de mísseis ar-ar para 16 unidades, aumentaria o alcance da aeronave e ampliaria a letalidade e capacidade de sobrevivência com o upgrade dos sistemas eletrônicos.

O F-15 2040C também manteria aberta a linha de produção em St. Louis, atualmente ocupada com a produção de 84 caças F-15SA para a Arábia Saudita até 2019. Existem estudos que defendem a atualização dos F-15C para complementar os F-22, já que dos 750 aviões planejados, somente 187 foram produzidos. A Boeing busca preencher essa lacuna percebida na capacidade de superioridade aérea da USAF.

Um dos pacotes de modernização do F-15 2040C prevê a incorporação do radar AESA Raytheon APG-63(v)3 e a nova suíte de guerra eletrônica EPAWSS (Eagle Passive/Active Warning and Survivability System), um sensor IRST de longo alcance e datalinks para comunicação com os F-22 e outras plataformas.

O F-15 versão 2040C de perfil
Uma das modernizações propostas aos F-15C da USAF prevê a instalação de um sensor IRST no nariz
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