Tu-22M bombardeando o Estado Islâmico na Síria com FAB 250
O canal de vídeo do Ministério da Defesa Russo no Youtube divulgou um vídeo hoje onde apresenta supostas tomadas feitas durante o bombardeio dos Tu-22M com bombas de queda livre feito às instalações ocupadas pelo Estado Islâmico na Síria.
As bombas do tipo FAB 250 (Fugasnaya Aviatsionnaya Bomba – 250 Kg) são artefatos de queda livre não guiados. Elas são equivalentes à serie Mk 80 empregada no Ocidente (e também usadas/fabricadas no Brasil). No entanto, no Ocidente praticamente não existem mais bombas de emprego geral com perfil de baixo arrasto como a série FAB russa empregada no ataque.
Pelo que se vê no vídeo elas foram lançadas de alta altitude. Ao que parece os russos não estão muito preocupados com ataques de precisão ou com eventuais danos colaterais. No impressionante vídeo abaixo, feito a partir do solo, é possível ver 18 dessas bombas caindo próximo da pessoa que filmava. Precisa ter muita coragem para ficar filmando enquanto elas caem nas proximidades. Ou simplesmente não ter noção nenhuma da situação.