As duas belas imagens acima e abaixo mostram a passagem pela costa chilena, no mês de outubro, do USS George Washington (CVN 73) e sua ala aérea, que no momento realizam treinamento de combate aéreo que envolve caças da FAB. As fotos divulgadas pela USN em 19 de outubro são da fase da UNITAS realizada no Pacífico (UNITAS Pacific), hospedada pelo Chile, enquanto a atual fase do Atlântico (UNITAS Atlantic) é hospedada pelo Brasil.

Pode-se ver três caças F/A-18 E/F Super Hornet da USN (Marinha dos EUA) voando em formatura com três F-16 da Força Aérea do Chile (FACh). Pelo padrão de camuflagem e outros detalhes das fotos acima e abaixo, pode-se perceber que o F-16 biposto mostrado nas imagens é um modelo D comprado novo de fábrica, enquanto os dois monopostos são F-16A MLU (mid-life upgrade) usados que o Chile adquiriu da Holanda.

O exercício entre as duas forças foi denominado “Blue Sky”, e ocorreu entre os dias 9 e 21 de outubro, segundo nota divulgada na ocasião pela FACh. Foi a quinta edição do exercício cujo principal objetivo é incrementar o grau de treinamento das tripulações chilenas, ampliar a interoperatividade entre as duas instituições e realizar intercâmbio de conhecimentos em técnicas e táticas de combate aéreo.

Super Tucanos do Chile também participaram das missões – Ainda segundo a FACh, nos 13 dias de duração do Blue Sky as duas instituições trabalharam conjuntamente em cenários diversos, nas zonas jurisdicionais da Iª, IIª e Vª Brigadas Aéreas, entre Iquique e Concepción.

Os caças F-16 chilenos participantes operam nos Grupos de Aviação Nº3 e Nº8, e dois deles podem ser vistos na imagem abaixo, divulgada pela FACh. A Força Aérea do Chile também informou que houve a participação de aeronaves Super Tucano A-29, do Grupo de Aviação Nº1.

FOTOS: USN e FACh

wpDiscuz