Fundada por um ex-piloto de F-16 e por um designer de skates, a Icon Aircraft lançou seu primeiro avião, o A5, que já tem mais de 1.500 encomendas no valor de US$ 400  milhões. O projeto do avião levou cerca de 10 anos de pesquisa e desenvolvimento e US$ 100 milhões em custos.

Pesando cerca de 450kg e com envergadura de 10,37m, o A5 é uma mistura de carro esportivo, lancha e avião.

Ele tem um cockpit enxuto, que mais se assemelha ao de um carro do que o de um avião convencional, é de fácil leitura e controle para os 40 por cento dos clientes que não são pilotos. A aeronave não requer um aeródromo e pode ser dobrada para caber em um trailer, efetivamente abrindo as vias aéreas para qualquer um. (qualquer um, isto é, que tem uma licença de piloto desportivo e pode pagar o preço de US$ 197.000).

Ele é o primeiro avião resistente a parafusos certificado pela FAA, tecnologia provada pela NASA nos anos 1980, mas nenhuma companhia havia atingido os padrões da Federal Aviation Administration até agora.

O fabricante diz que o A5 é muito indulgente se o piloto comete erros. Ele dá todos os sinais de alerta, mas se o piloto ficar em apuros o avião não vai perder o controle e cair do céu. Ele vai apenas reclamar e continuar voando.

Uma peça fundamental da tecnologia que faz com que o avião seja mais seguro e mais fácil de voar é o medidor de ângulo de ataque, que informa o piloto se está em perigo de estolar. O instrumento é o primeiro de seu tipo para a indústria da aviação.

A Icon Aircraft acredita que a era do voo pessoal está no horizonte e que os próximos 20 anos vão tornar a aviação muito mais popular.

Empresa: Icon

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