O site da empresa venezuelana Telesur publicou hoje uma reportagem comentando um acidente com um caça Sukhoi Su-30 pertencente à Fuerza Armada Nacional Bolivariana de Venezuela (FANB).

Este acidente aconteceu próximo à fronteira com a Colômbia quando a aeronave realizava um voo de patrulha sobre o espaço aéreo venezuelano Ela havia detectado tráfego de aeronave ilícita na direção da fronteira entre os dois países. O texto informa que a região onde o caça caiu operam “máfias ligadas ao narcotráfico”.

A tripulação do aeronave, composta pelos R. Ramírez e J. García está desaparecida.

A Venezuela adquiriu 24 caças do tipo Sukhoi Su-30 MKV em 2006, o que lhe deu a posição de destaque entre as forças aéreas da América do Sul.

FONTE/FOTOS: Telesur/arquivo PA (meramente ilustrativas)

COLABOROU: Justin Case

NOTA DO EDITOR: na internet existem comentários sobre um possível abate do Su-30 por caças Kfir colombianos. O que sabe realmente é que aeronaves bimotoras dificilmente caem desta maneira com total desaparecimento de dois pilotos. Deve-se destacar, no entanto, que a Venezuela enfrenta problemas de sobressalentes e de manutenção destes complexos aviões de combate que pouco voam. Muitas vezes as missões de patrulha são executadas pelos antigos F-16 ao invés de empregarem os novos Su-30.

wpDiscuz