F-22: comandante da USAFE recomenda basear caças em caráter permanente na Europa

8

Em função das recentes ações aéreas da Rússia na Europa, o comandante da Força Aérea dos Estados Unidos na Europa (USAFE) está solicitando o estabelecimento de uma base permanente de caças F-22 Raptor na região.

A USAF enviou para a Europa no mês passado quatro caças F-22 pela primeira vez como parte da “European Reassurance Initiative”, um esforço do Pentágono para acalmar a ansiedade entre os aliados europeus que enfrentam uma Rússia ressurgente.

O movimento pode ser o primeiro passo no estabelecimento de uma base permanente para o caça de quinta geração, conforme declarado pelo general Frank Gorenc, comandante da USAFE, na quarta-feira (16/9) durante a conferência anual da Associação da Força Aérea.

A Força Aérea foi capaz de enviar rapidamente os jatos para a Base Aérea de Spangdahlem, na Alemanha, a partir daí para a Polônia, e, finalmente, à Estónia, disse Gorenc. O deslocamento dos aviões mostrou que a infra-estrutura existente na região é adequada para apoiar a aeronave, enfatizou.

FONTE: Defense News (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

wpDiscuz