Portões Abertos AFA 2015: a chance de ver um caça histórico
Aqueles acompanham o blog do Poder Aéreo com regularidade sabem que este foi o primeiro F-5E construído no mundo (o projeto não teve protótipo) e está aqui no Brasil, totalmente operacional. Ainda na primeira quinzena deste mês fizemos um post comemorando os 43 anos do caça.
Não só isso! Este foi o primeiro F-5 modernizado pela Embraer entregue a um esquadrão de caça da FAB, o 1º/14º GAV “Pampa” (antes dele, um protótipo monoposto e um biposto do padrão modernizado voavam em testes, mas não em missões operacionais em esquadrão de caça). O avião foi entregue no dia 21 de setembro de 2005 e teremos também um post de comemoração dos dez anos de sua entrega, no mês que vem!
Tivemos a oportunidade de fotografar o 4856 em setembro de 2012, quando ele havia chegado ao PAMA-SP para manutenção nível parque. De volta à ativa o 4856 teve suas horas de célula “zeradas” para mais um ciclo operativo, e deve ser figura corriqueira nos céus do Brasil.
O Comando da Aeronáutica monitora de perto as horas de voo dos seus aviões. Nós apenas fazemos estimativas com base nas nossas observações e é possível dizer que ultimamente no Brasil os F-5 levam de três a cinco anos para retornarem ao parque de material.
Com base nessas observações nós imaginamos que o 4856 tenha passado pelo seu último grande ciclo de manutenção realizado em média a cada 1.200 horas de voo, e deva dar baixa por volta de 2017/2018. Afinal de contas, trata-se de um merecido descanso para uma aeronave tão única.
Esperamos que, após a sua baixa, o 4856 tenha preservação equivalente ao seu valor histórico (não ao relento, mas sim dentro de algum hangar de museu e muito bem tratado). Temos certeza de que, se não houver interesse no país, não será difícil encontrar um museu no exterior que não se interesse por ele.