O hangar do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea – Esquadrilha da Fumaça) foi reformado recentemente e se encontra em ótimas condições. No entanto, sua ornamentação se destaca dos demais por um fato muito curioso.

Quem atravessava o interior do hangar não resistia à curiosidade de olhar para o teto e ficar, no mínimo, perplexo. No teto do hangar foram fixados dois aviões T-27 Tucano na posição invertida. Cada uma das aeronaves encontra-se ornamentada com um padrão de pintura empregado pela Esquadrilha da Fumaça. O mais antigo é aquele onde predominam as cores vermelho e branco.

A mudança das cores ocorreu durante um período de transição ocorrido no final dos anos 1990 e que durou até o início de 2002. Durante este hiato os aviões passaram por uma revisão completa, incluindo reforços estruturais. Foi naquela época que o padrão de pintura vermelho e branco original foi trocado pelo que destaca as cores azul, amarela e verde nos turboélices Tucano. Uma variação deste padrão, incluindo a bandeira do Brasil no leme, ostenta agora os novos aviões Super Tucano.

wpDiscuz