Depois de um longo hiato de 27 meses, período em que o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como “Esquadrilha da Fumaça” realizou a transição do modelo EMB-312 Tucano (T-27) para o EMB-314 Super Tucano (A-29), eles estão de volta.

Oficialmente o retorno das apresentações públicas ocorreu no dia 03/07/2015, durante a cerimônia de entrega de espadim aos cadetes do primeiro ano da Academia da Força Aérea (AFA). Mas como este é um evento restrito, o grande público da AFA só pôde acompanhar as manobras da “nova Esquadrilha da Fumaça” hoje.

O repertório sofreu grandes mudanças, algumas delas em função das características da nova aeronave. Dentre as mais interessantes das manobras está o Lancevak (veja imagem abaixo), manobra realizada somente por aeronaves extremamente acrobáticas.

O avião antigo, o T-27, fazia esse tipo de manobra até que o fabricante do motor, a Pratt&Whitney, (em conjunto com a Hartzell, fabricante da hélice), encaminhou uma nota técnica onde condenava a manobra pela alta sobrecarga de flexão no eixo do motor num regime de potência máxima.

wpDiscuz