Vídeo: documentário sobre o caça sino-paquistanês JF-17 Thunder
O PAC JF-17 Thunder ou CAC FC-1 Xiaolong é um caça leve monomotor multimissão de quarta geração, desenvolvido em conjunto pelo Pakistan Aeronautical Complex (PAC) e pela Chengdu Aircraft Corporation (CAC) da China. O JF-17 pode ser empregado em reconhecimento aéreo, ataque ao solo e interceptação.
O caça pode empregar um amplo leque de armas, incluindo mísseis ar-ar e ar-solo, além de contar com um canhão interno de 23 mm GSh-23-2 de dois canos. Propulsado por um motor turbofan RD-93, ele alcança a velocidade de Mach 1.6. O JF-17 vai se tornar a espinha dorsal da Força Aérea do Paquistão (PAF), complementando o General Dynamics F-16 Fighting Falcon. A PAF incorporou seu primeiro esquadrão de JF-17 em fevereiro de 2010 e cinco anos depois conta com 54 caças em serviço e 96 unidades sob encomenda, para serem entregues até o fim de 2018.
Exportação – A mídia no Paquistão informou que a primeira exportação do JF-17 seria para a Força Aérea do Sri lanka e outras fontes dizem que a primeira venda seria para Myanmar, num total de 18 a 24 aeronaves. De qualquer forma, tando o fabricante quanto o cliente permanecem em silêncio.
NOTA DO PODER AÉREO: enquanto isso, o caça Tejas indiano continua tendo problemas de desenvolvimento e só deverá estar pronto em 2020.