Caça Mitsubishi A6M Zero restaurado vai voar novamente no Japão
Magdalena Osumi
Muitas vezes referido como Reisen, ou Zero, o avião, construído pela Mitsubishi Heavy Industries e em serviço entre 1940-1945, foi trazido de volta para o Japão em setembro do ano passado dos Estados Unidos, onde tinha sido armazenado.
Exibido atualmente na base aérea de Kanoya, da Força de Autodefesa Marítima, na província de Kagoshima, foi remontado e seu motor testado em 7 de julho com a ajuda de engenheiros da US Federal Aviation Administration.
“Esperamos que ele possa fazer as pessoas refletirem sobre o passado e pensar em seu futuro”, disse Hitoshi Okubo, porta-voz da empresa Zero Enterprise Inc., com sede em Delaware nos Estados Unidos, que iniciou o projeto de trazer a aeronave para o Japão.
Mais de 400 caças Zero estavam ativos no Pacífico e desempenharam um papel significativo no ataque surpresa japonês a Pearl Harbor, em dezembro de 1941.
“Nós queríamos dar aos jovens, em particular, a oportunidade de pensar sobre o impacto da guerra”, disse Okubo ao The Japan Times na segunda-feira, apontando para o valor do avião como um ativo educacional.
“Há discussões em torno das políticas do Japão sobre o direito à legítima defesa coletiva… mas como podemos esperar que os jovens expressem suas opiniões sobre o futuro, se eles não conhecem o passado de seu país?”, disse ele.
Se o avião for liberado, será a primeira vez que voará no espaço aéreo do Japão desde a guerra. Outro caça Zero, que foi alugado dos EUA, foi levado ao Japão e voou duas vezes, em 1978 e 1995.
A empresa planeja pedir ao governo a autorização para o voo esta semana, mas seu destino permanece incerto devido a preocupações de segurança, disse Okubo. Se realizado, o avião será pilotado por um piloto norte-americano, já que nenhum japonês tem uma licença para operar um Zero, acrescentou.
O Zero tinha uma velocidade máxima de 533 quilômetros por hora e um alcance de 3.105 quilômetros.
Este avião particular foi encontrado em Papua Nova Guiné em 1970 e mais tarde restaurado pelo colecionador e proprietário atual Masahide Ishizuka, que comprou o avião em 2008.
O exemplar é um dos seis Zeros existentes que são capazes de voar, das quais cinco permanecem armazenados ou em exposição nos Estados Unidos, de acordo com a Zero Enterprise Inc.
FONTE: www.japantimes.co.jp