Mudanças relacionam-se à capacidade de decolagens curtas e pousos verticais de dois jatos do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, enviados ao complexo logístico de Ogden em fevereiro para as modificações

Em nota e fotos divulgadas na segunda-feira, 29 de junho, a Força Aérea dos EUA (USAF) informou a realização de testes de voo no primeiro de dois jatos F-35B (variante de decolagem curta e pouso vertical) do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) enviados ao Complexo Aerologístico de Ogden para modificações.

Segundo a nota, as mudanças e os testes estão relacionados às atividades para essa versão do caça atingir a capacidade de operação inicial (IOC – initial operational capability), objetivo programado para este mês de julho com um primeiro esquadrão de 10 aeronaves.

As duas aeronaves foram enviadas a Ogden em 2 de fevereiro, para modificações nível parque relacionadas a decolagens curtas e pousos verticais (depot-level short take off and vertical landing modifications) que demandaram quatro meses e 24.000 horas-homem de trabalhos.

A nota da USAF não deu detalhes sobre as modificações realizadas, apenas informou que vários desafios foram vencidos, como a “remoção de seções que muitos pensavam que nunca seriam removidas”, além de reforços estruturais nas asas e trabalhos em áreas que requerem incomuns “microtolerâncias”. Sobre reforços nas asas, vale lembrar que em 2013 e 2014 foram divulgadas informações sobre rachaduras nas nervuras principais (saiba mais em matérias da lista ao final).

O primeiro jato entregue após as modificações pode ser visto nas fotos acima e abaixo realizando testes de decolagem e pousos curtos, no dia 18 do mês passado. Ainda segundo a nota publicada em 29 de junho, o segundo jato Lockheed Martin F-35B modificado deveria ter seus trabalhos completados em poucos dias.

FOTOS: USAF

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