Jatos F-35A de esquadrão de testes da USAF participam de exercício Green Flag

5

Em nota e fotos divulgadas pela Base Aérea de Nellis (Nevada/EUA), a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) informou sobre a participação, no exercício Green Flag 15-08, de dois jatos F-35A Lightning II do 31º Esquadrão de Testes e Avaliações (31st TES). As aeronaves foram empregadas como plataformas primárias de apoio aéreo aproximado para o Exército dos EUA (U.S. Army) durante esta mais recente interação das duas forças no Green Flag, exercício realizado dez vezes a cada ano no campo de treinamento de Fort Irwin (California).

As imagens divulgadas na quinta-feira, 25 de junho, mostram operações aéreas (em especial durante fases de reabastecimento em voo) realizadas no último dia 10, no exercício de duas semanas que envolve mais de 5.000 soldados do Exército dos EUA combatendo contra forças inimigas simuladas, no campo de treinos que tem quase 2.000 quilômetros quadrados.

A participação do F-35 está ligada à meta da USAF de declarar capacidade de operação inicial do jato até o final deste ano. Controladores da USAF que coordenam a fase terminal dos ataques aéreos trabalharam junto a soldados do U.S Army, criando e mantendo as ligações vitais entre as unidades no solo e os meios aéreos. Foram empregados dois jatos F-35 para fornecer apoio aéreo próximo, penetrando em espaço aéreo de combate contestado e degradado para nele aguardar chamados, vindos dos comandantes em terra, para disparar suas armas.

Segundo a nota da USAF, apesar dos papéis desempenhados por apenas dois caças parecerem modestos quando se leva em conta a grande escala do exercício, com duas semanas de manobras terrestres num vasto terreno montanhoso no deserto, a informação divulgada é que em todas as vezes que o apoio aéreo foi solicitado, os pilotos dos dois jatos F-35 se comunicaram e utilizaram seus sistemas com precisão.

Além das imagens das aeronaves F-35 realizando missões no dia 10, foram divulgadas fotos de caça F-16 realizando as chamadas “demonstrações de força” com voos a baixa altitude, próximo a soldados da 1ª Brigada Stryker da 1ª Divisão Blindada, do Texas.

FOTOS: USAF

wpDiscuz