França recebe A400M com capacidade de lançar paraquedistas pela rampa
Avião é o sétimo exemplar recebido pela Força Aérea Francesa, e o primeiro a dispor da capacidade de lançar paraquedistas pela rampa de carga traseira
–
Em nota divulgada na terça-feira, 23 de junho, a Força Aérea Francesa informou o recebimento de seu sétimo exemplar do avião de transporte Airbus A400M Atlas, com o número de série MSN19. A aeronave foi recebida pela Direção Geral de Armamento (DGA) em 19 de junho e, no dia 21, foi entregue à Base Aérea de Orléans-Bricy, que passa a abrigar sete aviões A400M.
Segundo a nota, esse avião é o primeiro a dispor de capacidade para lançar paraquedistas pela rampa de carga (traseira) do aparelho, o que não é o caso dos aparelhos recebidos anteriormente.
A entrega anterior (sexto exemplar de série) havia ocorrido em 12 de dezembro do ano passado, segundo a Força Aérea Francesa, em configuração idêntica a três outros entregues ao longo de 2014.
A A400M é um avião de transporte militar tático com capacidade estratégica, produzido pela Airbus Defence and Space. É equipado com quatro motores turboélice e pode transportar até 37 toneladas de material. Foram encomendados 170 exemplares por sete países parceiros do programa: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Reino Unido e Turquia.
Recentemente, um A400M que seria entregue à Turquia acidentou-se na Espanha (veja matérias anteriores sobre este e outros assuntos relacionados à aeronave nos links abaixo).
FOTO:Força Aérea Francesa
- Acidente com A400M: software pode ter cortado alimentação de combustível para os motores
- Acidente com A400M na Espanha
- A400M demonstra capacidade de reabastecimento em voo com caças F/A-18
- Força Aérea Francesa recebe sexto avião de transporte militar Airbus A400M
- Força Aérea Francesa recebe sexto avião de transporte militar Airbus A400M
- A400M da França faz seu primeiro voo transatlântico norte
- Teste de carga do A400M
- Emprego operacional do A400M
- Airbus devolve investimento feito pela África do Sul no programa A400M
- Um é pouco, dois é bom, cinco é ensaio em voo
- Uma visão americana sobre o programa A400M
- A400M na Bolívia
- Alívio para o A400M
- IOC para o A400M