Notas oficiais da FAB sobre investigação do acidente com o helicóptero que levava filho do governador de SP

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Nos dias 2 e 3 de junho, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOSAER) divulgou notas oficiais sobre a investigação, a cargo do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), do acidente que ocorreu em 2 de abril com o helicóptero de matrícula PP-LLS, e que ganhou destaque na mídia por ter vitimado Thomaz Rodrigues Alckmin, filho do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin – também morreram no acidente da aeronave, modelo Airbus Helicopters H155 (Eurocopter EC-155), o piloto Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves e os mecânicos Paulo Henrique Moraes, Erick Martinho e Leandro Souza.

Abaixo, reproduzimos os textos das notas divulgadas em 2 de junho e sua complementação publicada no dia seguinte, esta última acompanhada de duas ilustrações explicativas.

CENIPA informa sobre as investigações do helicóptero PP-LLS (nota de 2 de junho)

Quanto à investigação do acidente com o helicóptero de matrícula PP-LLS, ocorrido no dia 2 de abril, em Carapicuíba-SP, conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), este Centro de Comunicação Social (CECOMSAER) informa:

1- Segundo exame dos destroços, os danos encontrados nos motores, transmissão principal e de cauda, pás do rotor principal e de cauda e demais componentes da aeronave foram consequências e não causas da queda.

2- Controles flexíveis (ball type) e alavancas (bellcranck) – dois componentes fundamentais para o piloto controlar a aeronave em voo –– estavam desconectados antes da decolagem.

3- A Comissão de Investigação estuda a documentação da aeronave e dos serviços realizados pelas empresas de manutenção.

4- O voo do dia 2 de abril foi o primeiro do PP-LLS após quase dois meses de intervenções previstas de manutenção.

5- Até o momento, as evidências apontam que o comandante estava pilotando a aeronave em todas as fases do voo.

6- Os investigadores analisam ainda os componentes eletrônicos da aeronave, com apoio dos representantes acreditados designados pelo BEA (Bureau d´Enquêtes et d´Analyses), órgão francês de investigação.

7- Pelo fato de a investigação estar em andamento, ainda não é possível apontar conclusões acerca dos fatores contribuintes que desencadearam o acidente.

8- É importante ressaltar que os acidentes aeronáuticos não ocorrem por uma causa isolada, mas por uma série de fatores contribuintes encadeados.

9- Por fim, o objetivo principal da investigação é identificar os fatores contribuintes que gerarão recomendações de segurança, completando assim o ciclo da prevenção de acidentes.

Brasília, 02 de junho de 2015.

Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic

Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

CENIPA informa sobre as investigações do helicóptero PP-LLS (nota de 3 de junho)

Em complemento à nota oficial divulgada no dia 2 de junho de 2015, a respeito do acidente com a aeronave prefixo PP-LLS, este Centro acrescenta:

  1. O sistema de comando de voo do helicóptero acidentado é composto por diversos componentes, dentre eles três conexões com funcionamentos independentes e fundamentais para o controle da aeronave.
  1. Uma conexão localiza-se no lado direito-inferior da aeronave e as outras duas no lado esquerdo-inferior. Cada conexão é formada por controles flexíveis (ball type: 12, 29 e 28) e suas respectivas alavancas (bellcrank: 11,13; 30,27; 31,26), conforme figura 1 abaixo.

  1. Foi identificado que algumas dessas peças (11 e 12), no lado direito-inferior da aeronave, estavam desconectadas antes da decolagem. Essa desconexão diz respeito ao posicionamento incorreto do arranjo mecânico, em desconformidade com os manuais do fabricante, fato que ensejou o desprendimento em algum momento do voo.
  1. Por fim, cabe ratificar que na atual fase da investigação ainda não é possível apontar conclusões acerca dos fatores contribuintes que desencadearam o acidente.

 

Brasília, 03 de junho de 2015.

Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic

Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

IMAGEM DO ALTO – reprodução TV Globo via G1 (cena de decolagem da aeronave acidentada)

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