Volta aos voos do KC-390 e mais vendas do Super Tucano: novidades da Embraer para breve
Prosseguimento dos voos de teste do protótipo do jato de transporte militar KC-390 é esperado para os próximos meses, e novas vendas do turboélice de ataque leve Super Tucano poderão ocorrer ainda neste ano
–
Na sexta-feira, 22 de abril, o site Flightglobal publicou duas matérias trazendo perspectivas da empresa de aviação brasileira Embraer para os próximos meses. Uma delas diz respeito à retomada dos voos do protótipo do jato de transporte militar e reabastecimento em aéreo KC-390 e possibilidade de novas vendas da aeronave. Outra, também está relacionada a vendas, mas do turboélice de ataque leve Super Tucano. As reportagens são baseadas em declarações que Jackson Schneider, chefe executivo da Embraer Defesa e Segurança, deu para a imprensa durante visita às instalações da empresa em Évora, Portugal, naquele mesmo dia.
Schneider informou que nos próximos dois meses a empresa deverá retomar os voos do protótipo do KC-390, após uma longa pausa desde seu primeiro e único voo, realizado em 3 de fevereiro. Segundo o executivo, nesse intervalo foi instalada toda a instrumentação necessária para os testes de certificação.
O prazo para certificar a aeronave é apertado: a aprovação militar está programada para o final de 2016, com a primeira entrega à Força Aérea Brasileira, no momento o único comprador da aeronave (28 exemplares encomendados, além de dois protótipos), seguindo-se até o início de 2017. Serão necessárias cerca de 2000 horas de voo, utilizando dois protótipos para essa certificação. Schneider, porém, não parece estar preocupado com o cronograma ambicioso, e afirmou que “se este fosse o primeiro avião que estivéssemos desenvolvendo, eu estaria bastante assustado, mas não é. Temos uma equipe de engenharia bastante comprovada e experimentada.”
Segundo protótipo até outubro e peças para o terceiro prestes a entregar– Os voos de certificação deverão contar com um segundo protótipo, cujo “roll out” (cerimônia de apresentação da aeronave ao deixar o hangar de montagem final) deverá ocorrer em setembro ou outubro deste ano.
Além das partes destinadas aos protótipos, a reportagem do Flightglobal informou que materiais de encomenda antecipada (componentes comumente chamados de “long lead-time”, devido ao tempo maior necessário para produção e entrega) já estão em produção para as primeiras entregas de aviões de série.
Novas vendas do KC-390 – Schneider se mostrou otimista sobre o anúncio de novas vendas, nos próximos meses, do jato de transporte militar da empresa se somarem às 28 encomendas de versões de produção da Força Aérea Brasileira. A Embraer acumula 32 intenções de compra de cinco países, e o executivo disse já haver “discussões com alguns países” e que duas dessas negociações “estão bastante avançadas.”
Contudo, Schneider não quis indicar se estas vendas em perspectiva são dos cinco países já conhecidos além do Brasil (Portugal, Argentina e República Tcheca, parceiros industriais do programa, além de Colômbia e Chile, que têm intenções de compra).
Mais encomendas iminentes para o Super Tucano – O chefe executivo da Embraer Defesa e Segurança também informou que há discussões “com cerca de 10 países, em diferentes estágios da campanha de vendas” do A-29 Super Tucano, o turboélice de treinamento, ataque leve e contra-insurgência (COIN) desenvolvido e produzido pela empresa. Há uma expectativa de que novas encomendas do Super Tucano sejam anunciadas antes do final deste ano.
No momento, segundo matéria publicada pelo site Flightglobal, a empresa brasileira prossegue as entregas de 20 exemplares contratados pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e destinados à Força Aérea do Afeganistão dentro do programa LAS (Light Air Support).
Expectativa de continuidade para Jacksonville – Seis aviões já foram entregues pelas instalações que a empresa abriu em Jacksonville (Florida, EUA) para atender ao programa, e o sétimo deverá se seguir nos próximos dias. Também está em curso as atividade de treinamento de 30 pilotos afegãos e 90 mantenedores na Base Aérea de Moody, na Georgia (EUA), para onde estão sendo entregues as aeronaves.
Há uma expectativa, também, de que o contrato do LAS chegue a 55 aeronaves, e Schneider destacou que o sucesso dessa encomenda da USAF está “levantando muito interesse” pelo Super Tucano, que para ele é “o único produto para aplicação em contra-insurgência projetado para esse propósito”. Ele também destacou que o A-29 Super Tucano já ultrapassou a marca de 30.000 horas em operações de combate em várias regiões.
Sobre a produção em Jacksonville, o executivo informou que os 20 aviões contratados mantém a linha ativa até parte de 2016 – apesar de ainda não haver novas encomendas anunciadas especificamente para montagem em Jacksonville, ele disse que a Embraer “espera continuar movimentando essa planta”.
FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Embraer
COLABOROU: Marcos
VEJA TAMBÉM:
- Novo vídeo promocional do cargueiro Embraer KC-390
- Na Bolívia, Super Tucano compete com jatos (subsônicos) da Rússia, China, Argentina…
- Protótipos se somarão aos KC-390 encomendados pela FAB, para uma frota total de 30 aviões
- Piloto afegão em treinamento na USAF voa pela primeira vez no A-29 Super Tucano
- Embraer pode parar a produção do KC-390 se governo não pagar os programas de Defesa
- Indonésia reconsidera a compra de aviões Super Tucano do Brasil
- Não, o KC-390 não é um avião pequeno
- Presidente de Gana anuncia compra do Super Tucano
- Embraer produz primeira peça para os E-Jets E2, em Portugal
- Embraer começa a pagar royalties do Super Tucano
- KC-390 desafia Super Hercules como substituto dos atuais C-130 suecos
- Esquadrão de A-29 Super Tucano é formalmente ativado nos EUA
- Embraer quer produzir novos jatos em Évora com fundos comunitários
- Dez anos de Super Tucano na FAB
- Embraer assume que compra dos KC-390 por Portugal seria ‘muito relevante’
- Vídeos da chegada do A-29 Super Tucano à Base Aérea de Moody, da USAF
- Governo financia pesquisa que possibilitou fabricação do maior avião brasileiro, o KC-390
- A-29 Super Tucano chega a Moody AFB
- Embraer quer fabricar em Évora nova geração de aviões comerciais e tem Portugal como estratégico
- Sierra Nevada e Embraer apresentam primeiro Super Tucano feito nos EUA para o Programa LAS da USAF
- KC-390 em busca da certificação
- Exclusivo: mais Super Tucanos para a Indonésia passam por Recife-PE
- Governo brasileiro tenta vender cargueiro da Embraer a Portugal
- Brasil poderá modernizar aviões F-5 e T-27 de Honduras e vender Super Tucano
- Embraer apresenta plano de testes do ‘fly-by-wire’ do KC-390
- Equipe da FAB vai ao Chile realizar ensaios em voo de vento cruzado para o Super Tucano
- Vídeos do primeiro voo do KC-390
- FAB apoia a instrução de pilotos e técnicos de Super Tucano da República Dominicana
- Embraer divulga mais fotos do primeiro voo do cargueiro militar KC-390
- Paraguai interessado no Super Tucano
- Embraer realiza com sucesso o primeiro voo do transporte militar KC-390
- Há lugar para o Super Tucano na aviação dos ‘Marines’? (PARTE 3)
- Primeiro voo do Embraer KC-390 ‘transcorreu normalmente’ segundo piloto
- Há lugar para o Super Tucano na aviação dos ‘Marines’? (PARTE 2)
- MD de Portugal pede informação para eventual compra de aviões KC-390
- Há lugar para o Super Tucano na aviação dos ‘Marines’? (PARTE 1)
- A abertura da porta do trem de pouso principal do KC-390, para quem ainda não entendeu
- Super Tucanos são oficialmente recebidos pela FAN de Angola
- Oriente Médio é promissor para novo jato KC-390 da Embraer