Lion Effort 2015: acidente no pouso com Gripen D da Força Aérea da Hungria

23

Pilotos ejetaram e não se feriram. Segundo nota do Ministério da Defesa Húngaro, a aeronave ultrapassou a pista durante o pouso

Nota divulgada pelo Ministério da Defesa Húngaro às 16h37 (hora local da Hungria) desta terça-feira, 19 de maio, informou sobre acidente ocorrido com jato Gripen JAS-39D (biposto) que participa do exercício multinacional Lion Effort 2015 na República Tcheca.

Segundo a nota, cinco caças Gripen da Força Aérea Húngara participam desde 11 de maio do exercício. O acidente de hoje ocorreu à tarde, quando o caça inexplicavelmente ultrapassou a pista durante o pouso. Seguindo os protocolos de segurança, os dois pilotos decidiram ejetar, e não se feriram. Seguindo o procedimento padrão, foram submetidos a exames médicos.

Na nota, os pilotos foram identificados como o general brigadeiro Ugrik Csaba e o major Gróf Gergely. Está em andamento uma avaliação dos danos e o exame do acidente pelas autoridades competentes, e o Ministério da Defesa deverá fornecer informações adicionais quando forem completadas as investigações.

FOTOS: (em caráter meramente ilustrativo): Ministério da Defesa da República Tcheca – a imagem do alto mostra linha de voo que inclui os cinco caças Gripen húngaros participantes do Lion Effort 2015, com o modelo biposto (indicativo 43) em primeiro plano. A segunda foto mostra a mesma aeronave em voo.

ATUALIZAÇÃO: a foto abaixo, creditada a J. Vostarek / AP, foi divulgada pela Rádio Sueca (Sverige Radio) como sendo do Gripen húngaro acidentado durante o pouso na Base Aérea de Caslav, na República Tcheca.

Já estas outras imagens, mostrando mais o panorama, são também creditadas a J. Vostarek / agência de notícias tcheca CTK. Ambas foram divulgadas pelo site Novinky, em reportagem que trouxe a informação de que os freios não teriam funcionado durante o pouso e que, ao chegar ao final da pista, os tripulantes ejetaram seguindo o procedimento padrão.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz