Fotos do exercício Lion Effort 2015, que reúne operadores de Gripen na República Tcheca
A cada três anos, o exercício “Lion Effort” reúne pilotos e caças das forças aéreas que operam o jato sueco Saab Gripen, e esta edição de 2015 está sendo realizada na República Tcheca. Hoje, o Ministério da Defesa tcheco divulgou fotos do exercício, reunindo seus caças Gripen aos da Hungria e da Suécia. Entre os fotógrafos e cinegrafistas que cobriram o voo conjunto, estava Jan Kouba, do próprio Ministério da Defesa da República Tcheca.
Segundo Kouba, que se dedica há mais de 20 anos a fotografar e filmar aeronaves, esse foi um evento excepcional, por ser a primeira vez que se realizou na República Tcheca um voo de formatura de caças Gripen de três países. A preparação para uma missão de fotografia aérea como esta, que reuniu os fotógrafos e cinegrafistas em um avião de transporte CASA C-295, é extensa.
O porta-voz da Base Aérea de Caslav, que reúne as aeronaves participantes do exercício, afirmou que a missão de fotografia aérea é realizada de forma não prioritária entre as demais do exercício. Assim, só é cumprida numa “vaga” entre as outras missões.
Todos os profissionais envolvidos atendem a um “briefing” com os pilotos, apresentando quem pilotará cada aeronave e as manobras a serem realizadas, de forma a se obter os resultados mais interessantes.
Também é preciso levar em conta as diferenças nas velocidades entre os jatos JAS-39 Gripen e o turboélice de transporte C-295, além das condições meteorológicas e questões de segurança de voo. Quanto mais aeronaves envolvidas, mais complexo e trabalhoso é o trabalho de forma a atender aos pedidos dos fotógrafos para que os caças se aproximassem ao máximo do avião de transporte.
Vale acrescentar que jatos L-159 tchecos também participam do exercício, e o modelo fez parte do voo para os fotógrafos, como se pode ver na imagem abaixo.
Segundo informações divulgadas no último dia 7 pela Saab, fabricante do Gripen, além dos pilotos e aeronaves da Suécia, Hungria e República Tcheca há participação no Lion Effort 2015 de pessoal da Tailândia (outro país operador do caça sueco), e a edição 2018 do exercício poderá ser realizada na África do Sul, que também opera o Gripen.
FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca
VEJA TAMBÉM:
- Começou o exercício multinacional de operadores do Gripen, o Lion Effort 2015
- Lion Effort 2012: um alemão protegendo quatro suecos e um húngaro
- As leoas que pilotaram Gripen no exercício Lion Effort 2012
- ‘Lion Effort 2012′: começa a fase ‘Livex’
- ‘Lion Effort 2012′: primeiros voos do maior exercício dos operadores de Gripen
- Saab busca mais vendas de Gripen para a Tailândia
- Apresentação do Gripen no ‘Kecskemét airshow’, na Hungria
- Belas cenas em voo dos caças Gripen e treinadores Hawk da África do Sul
- Conferência de operadores do Gripen foi realizada na República Tcheca
- Seis operadores do Gripen se reúnem no ‘Aerospace Forum’ na Suécia