Rafale faz seu primeiro disparo guiado de míssil Meteor contra alvo aéreo

7

Disparo foi bem-sucedido e faz parte da campanha de integração ao Rafale do míssil ar-ar de longo alcance Meteor, segundo a DGA francesa

Nesta quinta-feira, 30 de abril, a Direção Geral de Armamento da França (DGA – Direction générale de l’armament) divulgou nota sobre o primeiro disparo guiado do míssil ar-ar de longo alcance Meteor a partir de um Rafale, contra um alvo aéreo. O disparo foi realizado na terça-feira, 28 de abril.

Participaram do teste equipes do Ministério da Defesa da França e dos fabricantes Dassault Aviation (do Rafale) e MBDA (do Meteor). O disparo, que a nota informa ter sido bem-sucedido, foi efetuado por um Rafale de ensaios em voo na área de ensaios de mísseis de Biscarrosse, e representa a continuidade dos ensaios para a campanha de integração do míssil ao caça francês. Em 2013 e 2014, foram realizados testes de separação.

Espera-se que o míssil, quando entrar em serviço nos caças Rafale da Força Aérea (Armée de l’air) e da Marinha (Marine Nationale) da França a partir de 2018, permita atingir alvos aéreos  a distâncias bem mais longas do que hoje é possível com o míssil Mica que equipa o caça. Essa capacidade do Meteor, dotado de um estatorreator / ramjet capaz de levar o míssil a longas distâncias, segundo a DGA deverá ser potencializada pelo desempenho do radar RBE2 de varredura eletrônica ativa (AESA) da versão mais recente do Rafale, atualmente sendo entregue.

O míssil Meteor é resultado de uma cooperação entre a Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suécia, lançada em 2003. Ainda segundo a nota, a MBDA do Reino Unido é a principal contratante industrial do Meteor, com participação da MBDA francesa, da MBDA italiana, além da sueca Saab, da alemã Bayern-Chemie e da Inmize espanhola.

FOTO: DGA

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz