Selex ES e Saab assinam contrato para 60 sistemas IRST Skyward-G do Gripen E
Sistema equipará frota do caça Gripen E da Força Aérea Sueca, que tem 30% de seus sistemas eletrônicos fornecidos pela Selex ES
–
Nota divulgada pela Selex ES na quarta-feira, 14 de abril, informou que foi assinado contrato com a empresa sueca de defesa e segurança Saab para o fornecimento de 60 exemplares do sistema IRST (busca e acompanhamento por infravermelho) Skyward-G. Os sistemas, fabricados nas instalações da Selex ES em Nerviano (Milão/Itália) serão instalados nos caças Saab Gripen E destinados à Força Aérea Sueca.
O Skyward-G, segundo a nota, é um sensor eletro-óptico de longo alcance. Passivo, não emite sinais de seu uso e detecta assinaturas de calor de outras aeronaves, sem ser detectado, o que proporciona vantagens táticas: com o sistema IRST, um caça Gripen pode detectar e acompanhar alvos inimigos, incluindo aeronaves, navios e veículos terrestres com significativa capacidade “contra-furtivo” (counter-stealth). Quando em conjunto com outros sensores do Gripen, permite a obtenção de informações de acompanhamento de alta fidelidade contra alvos complexos a longas distâncias (além do alcance visual).
A nota também afirma que a Selex ES, empresa do grupo Finmeccanica, é um dos principais participantes do programa Gripen E, fornecendo 30% dos equipamentos eletrônicos do caça. Além do Skyward-G, estes incluem o radar Raven ES-05 AESA (varredura eletrônica ativa), cujo contrato de produção foi assinado em julho do ano passado, sistema Mode 5 de identificação amigo-inimigo (IFF – Identification Friend/Foe) e os sistemas de engodo ativo alijáveis (EAD – Expendable Active Decoy) BriteCloud, novidade no mercado, do qual a Saab é o primeiro parceiro a oferecer.
IMAGENS: Saab (alto), Selex ES (meio) e Poder Aéreo (acima)
VEJA TAMBÉM:
- Selex ES recebe contrato para fornecer radares Raven ES-05 ao Gripen NG
- Novo despistador ‘BriteCloud’ da Selex foi selecionado para o Gripen
- IRST diminui vantagem de caças furtivos em combates aéreos
- Novos sensores do Gripen E poderão detectar alvos com tecnologia ‘stealth’
- Piloto que aprovou Gripen para Brasil diz que alcance de visão é diferencial
- Saab revela projeto completo do Gripen E, com redução de custos
- Nariz do Gripen NG
- Mais imagens do radar Raven ES-05 AESA no Gripen NG…
- Gripen E terá fuselagem mais longa
- Teste SAR do radar ‘Raven’ do Gripen NG
- IRST da Selex Galileo para o Gripen NG