Réplica em tamanho real do Gripen NG estará na LAAD 2015

42

Saab divulgou notas sobre maquete e simulador do Gripen NG na feira LAAD 2015, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre 14 e 17 de abril, e sobre a influência que a decisão brasileira pelo caça poderá ter em outros países da América Latina – sem mencionar, porém, a Argentina

Em notas divulgadas em seu site nesta quinta-feira, 9 de abril, a Saab trouxe alguns detalhes sobre sua presença na Feira Internacional de Defesa e Segurança LAAD 2015, que ocorrerá na próxima semana no Rio de Janeiro (de 14 a 17 de abril), e também sobre a influência que  a decisão brasileira pelo caça Gripen NG poderá ter sobre processos semelhantes em outros países da América Latina. Na lista de nações mencionadas, porém, não estava a Argentina, sobre a qual uma nota do Ministério da Defesa do Brasil, divulgada no último dia 7, afirmou ter aberto “negociações para a compra” de 24 caças Gripen NG.

Sobre a presença na LAAD, a empresa informou que apresentará uma completa gama de sistemas e soluções para ar, mar e terra, tendo como centro o Saab Gripen, selecionado pelo Brasil no programa F-X2 para a aquisição de 36 exemplares. Pela primeira vez no país, a réplica em escala real do Gripen NG estará em exibição, representando a aeronave que será entregue para a Força Aérea Brasileira (FAB). Também estará na feira um simulador da cabine do Gripen NG, sendo outro destaque o conceito do caça embarcado multitarefa Sea Gripen.

Ainda sobre os produtos em exibição na LAAD, a empresa sueca informou que apresentará o sistema AviCom de gerenciamento de comunicações (com simulador) o veículo remotamente operado DoubleEagle, o sistema de vigilância aeroembarcado Erieye, os sistemas de guerra eletrônica e autodefesa Estel, Idas e Cidas, armas terrestres Mapam, AT4 e Carl-Gustaf, navios e sistemas de contramedidas de minagem, tecnologias de materias compósitos navais, o sistema de comunicações integradas TActiCall, mísseis RBS15 MkIII (ar-superfície e mar-mar) e RBS 70NG (superfície-ar), entre outros.

Sobre a escolha do Gripen pelo Brasil, em uma das notas o chefe da Saab para a região da América Latina, Bo Torrestedt, destacou que o caça traz “diversos melhoramentos que fazem dele uma nova aeronave” e que “certos trabalhos de desenvolvimento e de engenharia serão feitos no Brasil, enquanto outras partes do trabalho são feitas na Suécia”. Ele destacou que, por muito tempo, o interesse da Europa na América Latina ficou em segundo plano em relação à Ásia, mas que esse interesse cresceu muito nos últimos anos.

Cadê a Argentina? – A nota enfatiza também o histórico da Saab no Brasil, mencionando o sistema Erieye, simuladores, mísseis superfície-ar, equipamentos navais e de guerra eletrônica, e que a combinação desse histórico com o longo processo de seleção que levou à escolha do Gripen ampliou a visibilidade da empresa no Brasil. Tudo isso, segundo a nota da Saab, traz a possibilidade de influenciar decisões de países da região, como “Chile, México, Peru e Colômbia.”

Ou seja, nenhuma menção à Argentina, dois dias depois do Ministério da Defesa do Brasil ter divulgado nota afirmando que “os ministérios da Defesa do Brasil e da Argentina assinaram declaração conjunta  iniciando conversações para a venda de 24 caças Gripen NG para a Força Aérea do país platino.” Curiosamente, nota divulgada no dia 7 pelo Ministério da Defesa da Argentina não menciona o Gripen entre os diversos pontos de destaque tratados na reunião dos ministros dos dois países, Jaques Wagner e Augustín Rossi.

Como nesses últimos dias nem a Saab mencionou a Argentina, nem a Argentina mencionou oficialmente o Gripen, fica reforçada a visão de que o anúncio do início de negociações do Gripen com os argentinos seja um jogo de cena, como já opinaram fontes diplomáticas ouvidas pelo Poder Aéreo – ainda mais levando em conta o já conturbado e arrastado processo de adquirir um novo caça para a Argentina, também noticiado aqui em diversas oportunidades, e que parece apontar cada vez mais para uma solução chinesa.

Independentemente do Gripen algum dia pousar na Argentina, como parece desejar o Ministério da Defesa do Brasil, ou mesmo no Chile, México, Peru e Colômbia, como desejaria a empresa sueca, o fato é que, ao menos para a semana que vem, uma bela maquete como a apresentada no ano passado em Farnborough está com presença marcada na LAAD 2015. As duas localizações da Saab na feira são Q20 (estande principal na área interna) e L125 (área externa).

FOTOS (em caráter meramente ilustrativo, da réplica exposta em Farnborough em 2014): Saab

COLABOROU (nota do MD da Argentina): Justin Case

wpDiscuz