Mais informações sobre a última entrega de Gripen C à Força Aérea Sueca

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Frota sueca de Gripen C/D deverá em breve ter disponível a atualização de software MS20, para emprego de armamentos como  Meteor e SDB

Na quarta-feira, 25 de março, o site Flightglobal publicou reportagem sobre a entrega do último Gripen C à Força Aérea Sueca, notícia que o Poder Aéreo já havia divulgado no último sábado (21/3). Segundo a reportagem, a aeronave voou desde as instalações do fabricante Saab em Linköping, onde está a linha de montagem final do caça, até a Base Aérea de Kallinge (próxima a Ronneby, no sul da Suécia), no dia 19. Agora, o jato de matrícula 39294 (os últimos três dígitos podem ser vistos na cauda) faz parte da dotação da Ala 17 (F17), estacionada em Kallinge.

A base de dados do Flightglobal informa que, até esta última entrega, a frota ativa de caças Gripen da Suécia compreendia 65 jatos do modelo C (monoposto) e 20 da versão D (biposto) , sendo que a frota total da Força Aérea Sueca compreende 74 aeronaves Gripen C e 24 Gripen D.

Vale lembrar que a Força Aérea Sueca, conforme informações já divulgadas pelo Poder Aéreo em matérias anteriores, opera duas alas de caças Gripen, cada uma composta de 2 esquadrões com cerca de 20 aviões cada. Esse número de 20 caças por esquadrão também é o padrão geralmente empregado pela Força Aérea Francesa, para suas unidades que voam jatos Mirage 2000 e Rafale.

A reportagem também destacou que a próxima entrega de um Gripen para a Força Aérea Sueca deverá ser do primeiro exemplar de uma encomenda de pelo menos 60 caças da nova versão avançada (modelo E). O contrato da Saab prevê a entrega deste primeiro avião, que é maior e mais potente, durante o ano de 2019, sendo que o Brasil também encomendou 36 aeronaves da nova geração do Gripen.

Ainda segundo o Flightglobal, enquanto isso a Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV) realiza testes para a entrega do software padrão MS20 dos caças Gripen C/D, que permitirá empregar novas armas como o míssil ar-ar de alcance além do campo visual (BVR) Meteor da MBDA, as bombas de pequeno diâmetro (SDB – Small Diameter Bomb) da Boeing, além de trazer melhorias ao sistema de radar do modelo monoposto.

FOTOS via Flightglobal (de Gunnar Åkerberg, foto do alto) e Forças Armadas da Suécia

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