Entregue o último Gripen C para a Força Aérea Sueca
Caça foi recebido pela Ala 17 em 19 de março. Próximas entregas à Suécia já serão da nova geração do Gripen, por volta de 2020
–
Em nota divulgada na sexta-feira, 20 de março, as Forças Armadas da Suécia informaram sobre a última entrega de caça JAS 39C Gripen para a Força Aérea Sueca. Segundo a nota, a aeronave foi entregue no dia anterior (19 de março) para a Ala 17 (F 17 – Blekinge flygflottilj), unidade que tem no momento pessoal e aviões desdobrados em Vidsel para a realização de exercícios de tiro ar-solo, segundo informe divulgado anteriormente.
A nota também afirma que esta entrega completa a encomenda total de 204 caças Gripen, fabricados pela Saab. Destes, pouco mais de 90 estão na Força Aérea Sueca, e parte dos restantes opera em outros países, por “leasing”. Próximas entregas de Gripen para a Suécia serão da nova geração do caça, por volta de 2020.
O número divulgado de 204 aviões bate com um total que é citado em material de divulgação da Saab, que relaciona 106 da versão 39A (monoposto) 14 do modelo 39B (biposto), 70 do tipo 39C (monoposto) e 14 da versão 39D (biposto).
O piloto que fez o traslado da aeronave para a unidade, Niclas Colliander, afirmou ter aproveitado a ocasião de voar uma aeronave sem quaisquer cargas externas, o que não é comum, para experimentar as taxas de aceleração e de ascensão voando sobre o mar, atestando o contraste com a situação usual de pilotar aviões com cargas externas.
Como se pode ver nas imagens acima e abaixo, o caça traz o código 294 pintado na cauda e na porta do trem de pouso dianteiro, sendo foi fotografado ao lado do piloto Colliander sem nenhuma carga em suas estações de armas, apresentando também um aspecto de pintura nova, de aeronave recém-entregue.
Vale lembrar que as últimas entregas de caças Gripen C novos de fábrica para clientes externos foram para a África do Sul, em 2012, e para a Tailândia em 2013 (26 e 12 aeronaves foram entregues a cada país, respectivamente). Os caças que a República Tcheca e Hungria operam por leasing (14 exemplares cada país) foram entregues entre 2005 e 2007. Os contratos dos caças Gripen húngaros e tchecos foram estendidos recentemente. Para saber mais sobre esses assuntos, clique nos links a seguir.
FOTOS: Forças Armadas da Suécia
VEJA TAMBÉM:
- Gripen E/F ou Gripen C/D? A escolha (da versão) é a gosto do freguês
- Suecos dão adeus ao Gripen A/B
- Saab apresenta fotos da produção do Gripen E, na Suécia
- Mais três Gripens entregues à Tailândia
- Futuro do Gripen: versão remotamente pilotada também está entre as opções
- Sul-africana Denel ainda pode se beneficiar da produção do Gripen C/D
- SAAF vai voar, em exercício na Suécia, seus últimos Gripens encomendados
- Produção de componentes maiores do Gripen pela Denel deve acabar neste ano
- Viggen, I’m your son!
- Viggen, I’m your son! – parte 2
- Reportagem da TV Suíça mostra fábrica do Gripen em Linköping, na Suécia
- Força Aérea Real Tailandesa receberá três caças Gripen hoje
- Cerimônia de comissionamento do Gripen da Tailândia
- Saab busca mais vendas de Gripen para a Tailândia
- Hungria deverá estender ‘leasing’ de caças Gripen até 2026
- Assinado contrato que estende o ‘leasing’ dos caças Gripen da Hungria
- Gripen na República Tcheca até 2029
- Começam as inspeções de 1.200 horas dos caças Gripen da República Tcheca