Pilotos e pessoal de terra da Ala 17, baseada no sul da Suécia, são postos à prova em desdobramento no norte do país, em pleno inverno

As Forças Armadas da Suécia divulgaram fotos e informações do desdobramento de caças JAS-39 Gripen da Ala 17 (Blekinge flygflottilj – ala Blekinge) baseada em Kallinge, no sul do país, e que opera voltada para o Mar Báltico, para o campo de tiro de Vidsel, em Norrbotten, bem no norte do país. O objetivo do desdobramento é realizar treinos de tiro ar-solo de canhão, além de exercitar pessoal de terra na manutenção e prontificação dos caças fora da base, em condições de inverno.

Apesar da neve, frio e outras dificuldades relacionadas ao inverno sueco, ainda mais numa base próxima ao Círculo Polar Ártico, as condições meteorológicas se mostraram incomumente boas e com bastante sol, proporcionando belas imagens.

Os caças eram aprontados para as missões nas primeiras horas da manhã, com inspeções, reabastecimentos, remuniciamento, seguindo o mote “no tempo certo, no lugar certo, com o equipamento certo.” Para os pilotos, o desdobramento é uma oportunidade para emprego do canhão de 27mm instalado nos caças em missões ar-solo.

Os alvos, montados com contêineres e fachadas de madeira, visam imitar um ambiente urbano onde é necessário atirar com muita precisão, o que requer atenção redobrada quanto a velocidade, ângulo de ataque, altitude, clima e ameaças, além de muito planejamento.

A área de tiro fica próxima ao aeródromo de Vidsel, o que ajuda a maximizar o tempo gasto nas missões, já que logo após a decolagem os caças podem iniciar os circuitos de tiro e praticar muito mais. Numa parte da base, é realizado ao mesmo tempo o curso de gerenciamento de manutenção, para o pessoal em terra, em especial para os líderes de manutenção.

Além das tarefas usuais, o desdobramento em Vidsel nessa época permite que os mantenedores das aeronaves realizem atividades como limpar as pistas de neve, gelo e sujeira, focando num alto nível de segurança.

Todas as aeronaves são equipadas com câmeras e o computador armazena informações para que, ao final das surtidas, os resultados das corridas de tiro ar-solo sejam avaliados.

Mas o desdobramento não se limita a exercitar as habilidades de pilotos e pessoal de manutenção. Outros militares prestam apoio ao mesmo, como os soldados que realizam a proteção do perímetro. Muitas das atividades são realizadas ao ar livre, colocando dificuldades extras para todos os envolvidos.

A Ala 17 (F17)  possui dois esquadrões, ou divisões, com 20 caças JAS-39 Gripen cada, sendo ambos desdobráveis. Normalmente, os desdobramentos a partir da base em Kallinge são realizados periodicamente na região sul do país onde está localizada a Ala, para Värnamo, Linköping e em especial para a base de Visby, na ilha de Gotland (no Báltico).

Essa proximidade com a Europa Continental também faz com que a ala participe frequentemente de exercícios internacionais operando a partir de sua própria base. A ala também mantém certo número de caças em prontidão para interceptações, o que é comum no Báltico. Porém, desdobramentos para o norte do país como este treinamento para pilotos e mecânicos, em Vidsel, também são realizados periodicamente para manter a capacidade de desdobramento em condições mais exigentes de operação.

FOTOS E INFORMAÇÕES: Forças Armadas da Suécia

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz