Gripen E terá pilones da Exelis com ejeção pneumática de mísseis
Equipamento destinado às estações da parte inferior da fuselagem do caça será fornecido pelas instalações britânicas da empresa americana Exelis
–
Segundo nota divulgada pela empresa americana Exelis (sediada em McLeon, Virginia, e com instalações em outros países) e reportagem da UPI, os caças Gripen E da sueca Saab serão equipados com pilones lançadores de mísseis com sistema de ejeção pneumática, em contrato que será conduzido pelas instalações britânicas da Exelis, em Brighton.
Os equipamentos serão desenvolvidos e fornecidos à sueca Saab sob um acordo de longo prazo. Os chamados PMEL (pneumatic missile eject launcher pylons) permitirão a ejeção de mísseis ar-ar Meteor e AIM-120 AMRAAM a partir das estações da parte ventral (inferior) da fuselagem do Gripen E.
Segundo o vice-presidente e diretor geral da área internacional de soluções em visão noturna e comunicações da Exelis, Ken Harrison, trata-se de “uma grande oportunidade para nós de partir da experiência da Exelis em transporte e ejeção de armamentos e continuar a crescer no mercado de ejeção de mísseis ar-ar”.
A empresa divulgou que a assinatura do acordo com a Saab desencadeou um contrato imediato de projeto e desenvolvimento, que inclui a entrega e fornecimento de diversas unidades para testes de voo. Um contrato posterior de produção inicial deverá cobrir o suprimento de 214 unidades do PMEL à Saab.
Ainda segundo a nota divulgada pela Exelis, o acordo de longo prazo cobre toda a vida operacional do Gripen E, incluindo modernizações no sistema. A Exelis é descrita como uma empresa diversificada e global que atua em áreas como a aeroespacial, defesa, informação e serviços, com 50 anos de experiência em fornecer soluções acessíveis e críticas, entre as líderes em áreas de posicionamento, navegação, sensores, gerenciamento de tráfego aéreo, processamento de imagens, sistemas de comunicação e informação. Atualmente, foca no crescimento em áreas como redes críticas, ISR, guerra eletrônica e aeroestruturas compósitas.
IMAGENS (em caráter meramente ilustrativo): Saab
NOTA DO EDITOR: os pilones sob a fuselagem do Gripen E, previstos para diversos tipos de cargas externas e aptos a disparar mísseis ar-ar, são três. Dividindo-se a quantidade informada de 214 unidades para um possível contrato de produção inicial por três, chega-se ao número aproximado de 71 – ou seja, esse contrato de produção inicial seria, hipoteticamente, suficiente para equipar os 70 caças (60 confirmados e 10 adicionais) pretendidos unicamente pela Suécia.
VEJA TAMBÉM:
- Concluída a fase de disparos do Meteor para integração ao Gripen
- Gripen na Suíça: RUAG recebe contrato da SAAB para desenvolver e produzir pilones do Gripen E
- Gripen E: dia 18 também trouxe boas notícias da Suécia, como o contrato de produção
- Pilotos brasileiros iniciam nova fase de treinamento no Gripen
- Saab integrará o Meteor ao Gripen E
- Mectron participa da integração de míssil do Gripen
- Gripen E/F e sua carga de mísseis ar-ar: testes de hoje, possibilidades de amanhã
- Mais fotos da maquete do Gripen E, exposta pela Saab em Farnborough
- Gripen E: cronograma dos protótipos, certificação e primeiras entegas
- Saab vai atualizar especificação do caça Gripen NG para a Força Aérea Brasileira
- Novos testes do míssil Meteor no Rafale