KC-390 no primeiro voo

Don Parsons

O cargueiro/cisterna KC-390 da Embraer voou pela primeira vez no início de fevereiro, mas a empresa ainda não colocou o seu sistema de controle de voo fly-by-wire tecnologicamente ambicioso para teste.

Para o primeiro voo, o sistema de controle de voo da aeronave estava totalmente operacional, mas definido para o modo “direct-law”, disse Paulo Gastão Silva, vice-presidente do programa KC-390, ao Flightglobal.

Os “sidestick” de controle ativo do KC-390 também não estavam em pleno funcionamento durante o voo de 2h, diz ele. No decurso da primeira fase da campanha de testes de dois anos, a Embraer gradualmente vai permitir aspectos mais complexos do sistema fly-by-wire.

“Durante a primeira fase, nós completamos pontos de teste necessárias para congelar a definição dinâmica da aeronave”, diz Gastão Silva. “Nós vamos cobrir o envelope inicial com o modo direto e, em seguida, começar a adicionar as outras funções que vão para os modos mais elevados para o sistema.”

O modo direto é semelhante a voar uma aeronave convencional com uma ligação direta entre os controles de voo e as superfícies de controle de asa. Nenhuma das proteções internas dos controles fly-by-wire foram adotadas.

Imagem em 3D da cabine do KC-390 com aviônica Rockwell Collins Pro Line Fusion

 

O KC-390 irá eventualmente ser voado no modo normal, onde os controles fly-by-wire melhoram a eficiência e fornecem proteções ao envelope de voo que impedem a aeronave de estolar ou executar manobras agressivas.

O modo direto carece dessas proteções e não seria utilizado pelos pilotos durante as operações normais.

O KC-390 apresenta uma cabine Rockwell Collins Pro Line Fusion com manches laterais de controle ativo da BAE Systems que emulam a experiência de usar os controles de voo mecânicos que exigem do piloto força apropriada em resposta às cargas aerodinâmicas.

“Os manches de controle ativos fazem parte dos controles de voo, então eles estavam lá, mas nós começamos a voar em modos básicos e, em seguida, vamos autorizar a função de modos mais elevados progressivamente”, diz Gastão Silva. “Para o primeiro voo não estávamos usando ainda a capacidade total dos manches ativos.”

O primeiro protótipo de dois que irão realizar a campanha de testes vai continuar voando até o segunda KC-390 fique pronto, em poucos meses, diz Gastão Silva. A primeira aeronave também vai continuar a passar por testes de terra para informar futuros voos de teste, o que não é indicativo de quaisquer descobertas durante o seu voo de lançamento, diz ele. A segunda aeronave está em fase final de montagem estrutural.

O sistema de movimentação de carga do avião foi instalado, mas não estava operacional durante o primeiro voo, porque não havia planos para usá-lo, diz ele. O sistema de combustível para a aeronave foi instalado, mas não os pods de transferência de combustível laterais nem os tanques internos que serão usados para reabastecimento aéreo. Isso colocou o peso vazio de decolagem da aeronave “no meio do envelope”, que ficou “bem dentro do peso esperado de nossos cálculos”, diz ele.

“Ambos os protótipos serão totalmente representativos da configuração final da aeronave”, diz ele. “Nós não precisamos esperar pelo segundo protótipo para a abertura do envelope ou para voar condições específicas. Podemos fazê-lo com qualquer um dos protótipos.”

FONTE: Flightglobal / Tradução e adaptação do Poder Aéreo

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