JF-17 Thunder na escola de comandantes de caça da Força Aérea Paquistanesa

49

Na segunda-feira, 26 de janeiro, o caça JF-17 Thunder foi formalmente introduzido na escola de comandantes de caça – CCS  (Combat Commanders’ School) –  da Força Aérea Paquistanesa, onde são preparados os comandantes de esquadrão e de ala da força. Segundo notícia publicada pelo jornal Pakistan Today, a introdução da aeronave na CCS ajudará no treinamento avançado de combate de pilotos paquistaneses.

O JF-17 é um caça desenvolvido conjuntamente entre o Paquistão e a China, da categoria leve, porém com capacidade multimissão e de operação todo tempo (dia e noite e em diversas condições meteorológicas).

Ainda segundo o jornal, as aeronaves pousaram na segunda-feira na Base Aérea de Mushaf, que abriga a escola, sob aplausos de uma multidão reunida para a ocasião. O comodoro Sarfraz Khan, comandante da base, afirmou que a introdução do JF-17 Thunder na CCS abrirá um novo horizonte no treinamento de pilotos da Força Aérea Paquistanesa, que até o momento já tem 50 caças do tipo comissionados.

O comodoro também afirmou que a introdução do JF-17 na força deu-se em 2007, e que no momento há dois esquadrões operacionais, engajados ativamente em todos os tipos de operação. O caça conta com uma moderna suíte de aviônicos, projeto avançado de cabine e capacidade de ser equipado com diversos armamentos ar-ar e ar-solo. Espera-se que a integração de um potente míssil BVR (além do alcance visual) amplie a versatilidade da aeronave na arena de combate atual.

FONTE: Pakistan Today (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VÍDEO (e cenas destacadas): Newsone

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz