Acidente na Base Aérea de Albacete, na Espanha: nove mortos franceses e dois gregos

28

Na manobra de decolagem, F-16 grego caiu sobre aeronaves sendo preparadas para missões de treinamento da OTAN, do programa de liderança tática – TLP

A Força Aérea Espanhola divulgou nota atualizada sobre acidente com caça F-16 grego ocorrido segunda-feira, 26 de janeiro, na Base Aérea de Albacete. Naquela tarde, durante a manobra de decolagem o jato da Força Aérea Grega caiu sobre a área de estacionamento, onde estavam outras aeronaves e pessoal. Os aviões e os militares estão em Albacete para a primeira edição do programa de liderança tática (Tactical Leadership Programme – TLP) da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em 2015.

Segundo a nota, um dos militares franceses que ingressaram à noite no hospital madrilenho La Paz, François Combourie, faleceu devido às graves queimaduras sofridas no acidente. Dentre os demais feridos, três franceses e um italiano permanecem naquele hospital, em estado grave, porém estável. Outros dois militares franceses se encontram em estado grave, com evolução favorável, no hospital de Albacete. Já no hospital de Hellín, estão cinco militares italianos que foram intoxicados por hidrazina, à espera de receber alta. Por último, na própria base aérea se encontram três italianos com ferimentos leves e em observação.

Com o falecimento do militar francês, o acidente passou a somar onze mortos: dois gregos e nove franceses. O ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés, visitou o hospital de La Paz, e é esperado em Madri o ministro da Defesa da França, Jean Yves Le Drian.

FONTE: Força Aérea Espanhola (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

FOTOS: AP, via G1

NOTA DO EDITOR: a Força Aérea Francesa, a Força Aérea Italiana e a OTAN também divulgaram notas lamentando o acidente (clique nos links para acessar). Deixamos aqui nossos pêsames para os familiares e amigos das vítimas.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz