Agora o B-52 também pode lançar bombas guiadas por GPS
O bombardeiro B-52, um dos pilares da Força Aérea dos Estados Unidos ao longo de décadas, foi equipado originalmente para lançar armas nucleares de sua baia. Mas um programa recente de atualização do compartimento de armas internas do B-52 transforma o lançador de armas da baia para que o avião possa lançar bombas guiadas por GPS, as chamadas bombas “inteligentes”, pela primeira vez.
A Boeing entregou recentemente protótipos do novo lançador à frente do cronograma, permitindo a Força Aérea dos EUA iniciar testes de campo. A atualização da Boeing transforma a baia em um lançador convencional capaz de transportar 50 por cento mais armas guiadas de precisão, uma capacidade que aumenta a flexibilidade e versatilidade do B-52 para apoiar os combatentes no solo em tempo real.
Tripulações militares começaram a testar os novos protótipos de lançadores na Base Edwards da Força Aérea em dezembro, enquanto os testes de voo estão programados para fevereiro. Uma vez que esta fase de atualização do compartimento de armas estiver completa, duas fases adicionais irão aumentar ainda mais a capacidade de armas do B-52.