Frota de F-5E da Suíça com disponibilidade reduzida após descoberta de rachadura

16

Trinta aviões do modelo monoposto do F-5 suíço estão passando por inspeções e reparos que deverão se estender ao segundo trimestre do ano

Nota divulgada pela Força Aérea Suíça na segunda-feira, 12 de janeiro, informou que há uma restrição temporária na disponibilidade da sua frota de F-5E após a descoberta de uma rachadura (fissura) na estrutura de uma aeronave, durante uma inspeção.

Com isso, 30 aviões da frota do monoposto em serviço na Suíça estão submetidos a uma ordem de controle, para inspeção e reparo. Esses trabalhos que não incluem o modelo biposto (F-5F) nem os 18 aviões retirados de serviço ativo e estocados (18 exemplares, tanto F-5E quanto F-5F) e que ainda fazem parte do inventário da Força Aérea.

Após a descoberta do problema numa das aeronaves, a inspeção verificou uma fissura ainda mais grave na mesma parte da estrutura, levando o dano a ser considerado como muito sério. Foi feita uma análise de risco por parte da armasuisse (organização responsável por materiais de defesa do país) a RUAG (empresa suíça que realiza a manutenção do caça) e a Força Aérea Suíça, que decidiram retirar da linha de voo as aeronaves com esse tipo de rachadura, para reparo e suspender do voo aeronaves ainda não inspecionadas. Atualmente, 13 aviões ainda precisam passar pela inspeção.

Ainda segundo a nota, a implementação da ordem de controle requer duas semanas de trabalho por caça, e o planejamento atual é que todos os aviões submetidos à ordem tenham passado pelas medidas por volta do segundo trimestre de 2015. As restrições também afetam aeronaves alocadas à equipe de demonstração aérea do país, a Patrouille Suisse, impedindo apresentação marcada no show aéreo de Lauberhorn.

A Força Aérea Suíça também afirmou que a proteção aérea do Fórum Econômico Mundial, em Davos, está assegurada por ser responsabilidade dos caças F/A-18.

FONTE / FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Força Aérea Suíça

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês

wpDiscuz