Líderes da USAF destacam importância cada vez maior do simulador do F-35 Joint Strike Fighter

2

Aaron Mehta
Defense News

WASHINGTON – Os defensores do Joint Strike Fighter F-35 destacam as capacidades imensas do avião em fusão de dados, suas tecnologias stealth e sua conectividade global.

Mas, enquanto os aspectos de alta tecnologia do avião chamam a atenção, o simulador do jato tornou-se vital tanto para a formação de pilotos e desenvolvimento de táticas. Oficiais do Pentágono dizem que o jato avançado extrapola a capacidade das áreas de treinamento tradicional, por isso o simulador só cresce em importância.

O chefe do Centro de Guerra da Força Aérea na Base Aérea de Nellis, Nevada, Maj. Gen. Jay Silveria, é responsável pelo desenvolvimento de táticas para o F-35A. Ele também foi o primeiro oficial general a ser certificado no F-35, dando-lhe uma perspectiva única sobre a forma de treinar e testar o jato.

O simulador está sendo usado para desenvolver táticas contra os inimigos ou situações que nem sempre podem ser efetivamente criadas em uma área de treinamento tradicional, Silveria disse durante uma mesa redonda com a mídia no dia 5 de dezembro de 2014. Os dados obtidos no simulador são depois integrados em testes ao vivo, criando um ciclo de feedback para dar os estrategistas em Nellis uma riqueza de informações.

“Além de fazer testes operacionais na aeronave como nós fazemos na área de treinamento e em Edwards e Nellis, vamos também voá-los nos simuladores onde iremos adicionar um monte de capacidades futuras, bem como um log das ameaças que temos”, disse ele.

Silveria deu um exemplo de como o simulador pode informar ensaios reais. Durante um teste de armas reais para uma munição guiada de precisão, os pilotos sentiram que a distância que a arma poderia ser usada não era correta. Entraram no simulador, carregaram o mesmo cenário, e os dados utilizados para corrigir o alcance usado durante os voos reais.

“Há uma validação de coisas que você vê no voo real e, em seguida, há uma espécie de gabarito de feedback para a forma como ele é apresentado no simulador para testes”, disse Silveria. “Nós vamos continuar a aperfeiçoar o simulador, porque queremos continuar a testá-lo e vamos continuar a refiná-lo no avião por razões óbvias.”

Mas, enquanto o simulador tem um papel fundamental no trabalho de Silveria, o testes com o avião continuam a ser “esmagadoramente” em voos reais, disse ele.

Para o treinamento, no entanto, o simulador oferece a capacidade de fazer as coisas que o jato real não pode – inclusive alguns desafios de treinamento real causados pela sofisticação do avião.

Uma grande ferramenta elogiado pelos proponentes do F-35 é o seu pacote de fusão de dados. Um piloto de um jato da geração anterior precisa analisar informações de vários sensores e fazer um julgamento sobre o que é uma ameaça potencial, enquanto o conjunto de sensores do F-35 reúne essas informação e apresenta uma visão clara para o piloto.

Isso é útil em operações, mas representa um desafio para o treinamento contra alvos terrestres em áreas de teste. Os sistemas de armas superfície-ar mais antigos, tais como o SA-6, podem ser “falsificados” usando emissores e receptores para se parecer mais como um sistema integrado de defesa aérea mais moderno, que pode ser encontrado em operações avançadas.

Steven Pennington, Diretor de Bases, Áreas de Treinamento, e Espaço Aéreo para a Força Aérea, no entanto, observa que a fusão de sensores do F-35 leva a informação e descarta a falsificação como dados incorretos, identificando o sistema como o modelo correto mais antigo. Em outras palavras, o avião é muito avançado para ser enganado – mesmo para fins de treinamento.

“O que aconteceu aqui é que nós vimos um salto tecnológico na aviação militar com as aeronaves de quinta geração”, disse Pennington. “Nossas áreas de treinamento no passado evoluíram a partir de F-86s para caças da série Century, para a era do F-15 e F-16, e eles têm sido capazes de evoluir para atender às novas exigências, porque as aeronaves não eram muito diferentes, mas vimos um salto de magnitude na capacidade dos caças de 5ª e as nossas áreas de treinamento têm que fazer o mesmo salto”.

O que pode ser feito? Afinal de contas, a obtenção de um sistema inimigo verdadeiro para a área de treinamento não teria apenas um custo proibitivo, mas logisticamente seria desafiador.

“Portanto, é muito caro ser capaz de recriar, se é na Rússia ou no Pacífico, é muito caro se criar esse ambiente em terra”, Pennington diz. “É provavelmente muito mais razoável criar esse ambiente virtual e construtivo [simulação].”

A utilização de simuladores também libera os pilotos de preocupações sobre impactos na área circundante, afirmou Pennington.

Ele ressaltou que o treinamento para operações de bloqueio de GPS ou cibernéticos pode ser difícil, porque esses ambientes negados não estão geograficamente restritos e poderiam ter um impacto sobre o mundo real em torno das áreas de treinamento. Um apagão de GPS em uma escala pode afetar carros nas proximidades, o que limitaria quando e onde essas provas poderão ser realizadas; fazendo isso virtualmente elimina-se esse problema.

Da mesma forma, os marcos locais, como as turbinas eólicas podem afetar envelopes de teste. Mais uma vez, Pennington aponta, você pode simplesmente eliminar esses marcos durante os testes virtuais.

Mover-se em direção a uma formação mais virtual e construtiva não é fácil. A Força Aérea tem buscado a ideia durante anos, embora tenha dado especial ênfase nos últimos dois anos, a Força tem tentado economizar no orçamento. Mas a recente explosão de capacidades de simulação barata, de alta tecnologia criou uma maior fidelidade, o que permite aos pilotos e táticos confiar mais no simulador do que no passado.

Silveria disse que voou 30 horas no simulador contra oito horas no avião real, antes de ser certificado e classificou o sistema como um “simulador incrivelmente capaz”.

“Quando eu fiz o meu primeiro voo no F-35 – e é um avião de assento único, ou seja, não havia ninguém sentado na parte de trás para o meu primeiro voo – a confiança que eu tinha no treinamento, bem como a confiança que eu tinha no simulador no primeiro voo, me senti bem preparado “, disse ele. “Então isso foi um grande momento de descoberta para mim.”

Os desafios permanecem, incluindo a rede de simuladores F-35 entre todas as Forças. Isso não é uma questão de tecnologia, disse o tenente-general Christopher Bogdan, diretor do programa F-35. Ao contrário, é uma questão de segurança e comunicação.

“Temos que descobrir como conectar os simuladores”, disse Bogdan. “Não é difícil de fazer, mas a questão é, quais são as normas para conectá-los? E isso exige coordenação entre as Forças e [Gabinete do Secretário de Defesa] para descobrir isso.”

Esse problema só cresce quando você traz oito parceiros internacionais e três clientes de vendas militares estrangeiras para o programa F-35. A maior preocupação se torna garantir o que Bogdan chama de “segurança multiníveis” – garantia de que os dados que estão sendo compartilhados com um parceiro não estão vazando para fora através de um outro contexto, pois o outro país pode ter um servidor inseguro.

“Você precisa se preocupar com esse limite”, disse Bogdan. “Nós não temos problema com a conexão de um parceiro do F-35. A questão é no “back-end”, e temos de ter certeza de proteger isso.”

FONTE: Defense News / Tradução e adaptação do Poder Aéreo

wpDiscuz