Lançamento de GBU12 por Gripen em campo de tiro no norte da Suécia

14

No vídeo acima e nas fotos abaixo, pode-se ver a preparação e o lançamento de bomba guiada a laser GBU12 por caça JAS-39 Gripen da Força Aérea Sueca, no campo de tiro de Vidsel, no norte da Suécia. O lançamento e o acerto no alvo estão no minuto final do vídeo, que tem três minutos e meio de duração, que no todo traz belas imagens da neve cobrindo boa parte da paisagem daquela região do país e declarações de piloto (em sueco) a respeito desse treinamento.

Segundo nota das Forças Armadas Suecas que acompanhou as imagens, o aumento dos recursos alocados pelo Governo Sueco às Forças Armadas, neste ano, vem permitindo ampliar o número de horas de voo, fortalecer a prontidão operacional e realizar mais práticas de tiro.

Foi o caso, por exemplo, deste lançamento de bomba GBU-12 por um caça JAS-39 Gripen do 211º Esquadrão de Caça da Ala Norrbotten, equipado com pod (casulo) designador de alvos Litening III. 

O aumento de recursos para atividades de voo e prontidão é uma resposta à situação geopolítica mais séria na região, permitindo especialmente mais treinamentos para missões ar-solo. A sigla JAS, que acompanha o nome do Saab Gripen, significa caça, ataque e reconhecimento: ou seja o jato pode cumprir os três tipos de missão. No recente conflito na Líbia, o foco foi o reconhecimento, mas a aeronave permite muito mais do que isso, e assim os pilotos precisam estar treinados para todos esses papéis, segundo a nota das Forças Armadas Suecas.

Com o aumento de recursos, mais pilotos praticam regularmente os lançamentos reais de bombas, e não somente lançamentos simulados, e o planejamento é que essa prática de emprego de armamento real sobre alvos seja feita, cada vez mais, em cenários de condições táticas diversas e de ameaças aéreas e terrestres.

Segundo o chefe de divisão Tobhias Wikström, “com sistemas avançados, nós temos que praticar bastante, assim essas sessões extras de treinamento são especialmente bem-vindas.” O vídeo mostra apenas uma bomba sendo lançada, mas as fotos que acompanham a nota mostram pelo menos dois jatos (que são vistos em voo no vídeo) configurados com GBU12, com indicativos 257 e 258.

A Ala Norrbotten (F21) possui uma das maiores áreas de exercício do mundo, no norte da Suécia, onde treinam regularmente unidades suecas e de outros países.

FONTE / FOTOS / VÍDEO: Forças Armadas da Suécia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)

wpDiscuz