Segundo nota divulgada pela Marinha Francesa na segunda-feira, 8 de dezembro, pilotos do centro de experimentações práticas da Aviação Naval (centre d’expérimentations pratiques de l’aéronautique navale – CEPA) participaram de uma campanha de avaliação do padrão F3R do caça Rafale. Na campanha realizada entre os dias 1 e 4 de dezembro, a primeira do tipo para revisão da aptidão de emprego desse novo padrão do caça, foi avaliado em especial o míssil ar-ar Meteor, em voos para testar o sistema de direção de tiro em contexto operacional, visando propor aprimoramentos.

A n0ta foi acompanhada da foto acima, que mostra um caça Rafale M (variante da aeronave para emprego em navios-aeródromos) equipado com dois mísseis ar-ar Meteor, quatro mísseis ar-ar Mica, um míssil de cruzeiro Scalp e dois tanques subalares de 2.000 litros cada um.

Graças ao maior alcance do míssil Meteor em conjunto com a capacidade de detecção do radar de varredura eletrônica ativa (AESA) do caça, o Rafale F3R vai dispor de uma capacidade de interceptação única. Além dos equipamentos utilizados pelo padrão F3 atualmente em serviço, o F3R empregará o novo casulo (pod) de designação de alvos por laser, para missões ar-solo, e um novo casulo para reabastecimento em voo, indispensável nas operações do grupo aeronaval. A previsão de entrada em operação na Marinha Francesa é 2020.

FONTE / FOTO: Marinha Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz