A abertura da porta do trem de pouso principal do KC-390, para quem ainda não entendeu
O leitor Antonio Sales, acompanhando a discussão recente sobre as carenagens (sponsons) que abrigam o trem de pouso principal do KC-390 da Embraer, assim como o formato das portas do compartimento do trem de pouso, teve uma iniciativa: ele fez uma marcação, em azul, sobre uma foto do Poder Aéreo indicando o movimento lógico de abertura desta porta. Clique na imagem para ampliar.
Antonio também tracejou, em amarelo, o formato provável da estrutura em treliça que sustenta a porta e faz o papel de “dobradiça” para a mesma, na parte que não é visível externamente. Provavelmente, além do movimento básico de “pivô” indicado, há uma outra movimentação posterior desse mecanismo em direção à parte superior do “sponson”, para que a porta também suba para fechar a abertura.
Compartilhamos aqui a imagem para que os leitores, tanto os que não tenham entendido ainda o movimento de abertura quanto os que não entenderam a razão de ser da estrutura treliçada da porta, possam compreender melhor as decisões de engenharia envolvidas em ambas as características (sejam elas esteticamente agradáveis ou não).
COLABOROU: Antonio Sales (a partir de foto do Poder Aéreo)