Primeiro voo operacional de jatos Mirage 2000D franceses desdobrados na Jordânia

12

Na manhã de 6 de dezembro dois jatos Mirage 2000D da Força Aérea Francesa realizaram a primeira missão de reconhecimento armado sobre o Iraque, na Operação Chammal. No dia anterior, caças Rafale fizeram parte de força de quinze aeronaves que atacaram alvos em apoio a tropas iraquianas

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa da França, na manhã deste sábado, 6 de dezembro, dois jatos Mirage 2000D da Força Aérea Francesa realizaram a primeira missão de reconhecimento armado partindo de base na Jordânia, dentro da chamada Operação Chammal de combate a forças do Estado Islâmico (EI) sobre o Iraque.

O objetivo do desdobramento na Jordânia, nove semanas e meia após o início da Operação Chammal (que é o componente francês no apoio a tropas iraquianas que lutam contra combatentes do EI), é reduzir o tempo de trânsito das aeronaves de combate francesas até a zona de operações, no Iraque.

Atualmente, o destacamento na Jordânia é composto de três jatos de ataque bipostos Mirage 2000D, que lá chegaram em 28 de novembro. Outros três aviões do mesmo tipo deverão chegar nos próximos dias, segundo a nota do ministério, acompanhada das fotos acima e abaixo que mostram os aviões configurados com as seguintes cargas externas: duas bombas guiadas em pilone duplo na estação central, casulo de designação de alvos na estação dianteira direita da fuselagem, dois tanques externos sob as asas e um míssil ar-ar guiado por infravermelho na estação subalar externa esquerda.

Paralelamente, os caças Rafale desdobrados no Golfo Pérsico (em base nos Emirados Árabes Unidos, bem mais ao sul do que a Jordânia) continuam suas missões orientadas principalmente ao reconhecimento em profundidade, reforçando a qualquer momento a capacidade de ataque francesa. Foi o caso de missão realizada no dia 5, e abordada em outra nota do ministério, acompanhada da foto de arquivo abaixo.

Na missão do dia 5, uma patrulha de dois caças Rafale equipados com mísseis AASM (bombas com kits de guiagem e de propulsão para aumento do alcance da arma) fizeram parte de uma força de quinze aviões da coalizão de países que atua na luta contra o Estado Islâmico. A força tinha como objetivo neutralizar vinte alvos como pontos de apoio, postos de tiro, bunkers e postos de comando utilizados pelo EI (também chamado Daech) a cerca de 20 quilômetros ao nordeste de Mossoul, no Iraque.

A missão dos caças Rafale durou aproximadamente seis horas e,  segundo a nota do ministério, os jatos atacaram três objetivos designados, num apoio direto às tropas iraquianas no solo.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em francês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz