Acidente com EC725 Caracal francês em Burkina Faso, em treinamento noturno

23

O Ministério da Defesa da França informou a ocorrência de um acidente com um helicóptero EC725 das Forças Armadas Francesas em 29 de novembro, durante um voo de treinamento noturno, em Burkina Faso (África). Infelizmente, um soldado morreu e dois outros membros da tripulação ficaram feridos. O acidente, segundo a nota, não tem qualquer relacionamento com ação de combate, e as causas serão determinadas por investigação.

Os feridos foram imediatamente transportados a N’Djamena (no Chade) para as instalações militares cirúrgicas da base “Sergent-chef Adji Kosseï”. O militar francês morto, segundo nota publicada posteriormente,  é o agente técnico (ajudante) Bajja Samir  do 4º Regimento de Helicópteros das Forças Especiais. É o segundo militar francês morto desde o início da chamada Operação Barkhane, em que a França, em conjunto com aliados de Burkina Faso, Nigéria, Mali, Mauritânia e Chade, visa combater grupos terroristas da região do Sahel-Sahara, na África.

FONTE/FOTO (de arquivo): Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

NOTA DO EDITOR: não foi revelado se o EC725 acidentado é da Força Aérea Francesa (Armée de l’air) ou do Exército Francês (Armée de terre), pois o mencionado 4º Regimento de Helicópteros das Forças Especiais, apesar de ser subordinado ao Exército, também tem em sua dotação algumas aeronaves Caracal da Força Aérea. Vale frisar que a nota sobre o acidente foi publicada tanto pelo Ministério da Defesa quanto pelo Exército da França, mas não pela Força Aérea.

wpDiscuz