Comandante da USAF na Europa visita ala de Gripen na Suécia

10

Visita do general Frank Gorenc, que deseja expandir exercícios entre as forças, incluiu ‘voo’ no simulador do caça JAS 39 Gripen da Ala 21 Norrbotten

Nota publicada nesta sexta-feira (28/11)  no site das Forças Armadas da Suécia informou sobre visita do comandante da USAFE (Força Aérea dos Estados Unidos na Europa), general Frank Gorenc,  à Ala 21 Norrbotten da Força Aérea Sueca (Svenska Flygvapnet), a convite do comandante desta, o major-general Micael Bydén. A visita do general de quatro estrelas à F21 teve como objetivo discutir possíveis colaborações em benefício da USAF e da Svenska Flygvapnet.

O general Gorenc enfatizou que estava ali para “discutir maneiras de expandir exercícios práticos, na expectativa de que isso desenvolva e aprimore nossa interoperabilidade” e para “discutir outros tópicos táticos relevantes e procedimentos técnicos que ambas as forças precisam.” De interesse especial para o comandante da USAFE é o conceito de treinamento transfronteiriço, no qual esquadrões no norte da Suécia, Finlândia e Noruega decolam e pousam em suas próprias bases, mas se encontram em espaços além de suas fronteiras para exercícios.

Durante a visita, Gorenc experimentou o simulador do caça JAS 39 Gripen da Ala 21 Norrboten, “voando” na área de Lulea. Ele também enfatizou as mudanças no panorama de segurança na região, trazendo novos desafios: “Especialmente , e com todo o respeito, após o envolvimento da Rússia na península da Crimeia e no leste da Ucrânia, temos que encarar que as coisas mudaram”, disse o comandante da USAFE. Agora a questão não é “se” mas “quando” mobilizar uma força aérea nesse cenário, em suas capacidades de superioridade aérea, mobilidade, inteligência, vigilância, reconhecimento e gerenciamento.

FONTE / FOTOS: Forças Armadas da Suécia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz