Com desdobramento de Mirage na Jordânia, principal papel do Rafale contra o EI será de reconhecimento
Caças Rafale ainda poderão bombardear alvos, porém de forma suplementar a seis jatos Mirage 2000D, que passarão a ser o principal meio francês de apoio às tropas iraquianas em combate contra o grupo Estado Islâmico
–
Nota divulgada pelo Ministério da Defesa da França na sexta-feira, 21 de novembro, deu alguns detalhes sobre o esperado desdobramento de jatos de combate Mirage 2000 na Jordânia, que serão empregados nos ataques aéreos contra forças do Estado Islâmico (EI, também chamado de Daech) no Iraque. Esse reforço à Operação Chammal, que é a parte francesa na coalizão que colabora com a luta das forças terrestres iraquianas contra os combatentes do EI, será composto de seis jatos de ataque Mirage 2000D.
Diferentemente dos caças nove caças Rafale e de um reabastecedor C-135R (da Força Aérea Francesa), além de um avião de patrulha marítima Atlantique 2 (da Marinha Francesa que realiza reconhecimento sobre os resultados dos ataques). que operam a partir dos Emirados Árabes Unidos, os jatos Mirage operarão bem mais perto de seus objetivos, a partir da Jordânia.
Já se somam oito semanas de operação, e o desdobramento de Mirage faz parte de uma adaptação e reforço do dispositivo visando o longo prazo. Assim, ao longo das próximas semanas, e conforme acordo com autoridades jordanianas, os seis jatos Mirage 2000D serão desdobrados assim que a infraestrutura para recebê-los seja implementada naquele país.
A chegada dos jatos Mirage 2000D ao teatro de operações será combinada a uma mudança no padrão atual, em que os caças Rafale são o principal meio de ataque aéreo francês contra alvos do EI. Essa tarefa de apoio aéreo em proveito de tropas iraquianas passará aos seis jatos Mirage e, paralelamente, os caças Rafale continuarão a operar, porém mais voltados a operações de reconhecimento em profundidade, com o emprego do casulo de reconhecimento (pod) RECO NG. Eventualmente, estarão prontos para engajar alvos em missões de bombardeio, como meio suplementar, segundo a nota do ministério.
FONTE / FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Ministério da Defesa da França
Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês.
VEJA TAMBÉM:
- França enviará seis caças Mirage à Jordânia para combater o EI
- Caças Rafale atingem posições defensivas do Estado Islâmico no Iraque
- Novos ataques de Rafale contra o EI, no Iraque
- Caças Rafale armados com AASM fazem ataque noturno a complexo logístico do EI
- Vídeos: primeira missão noturna de Rafale sobre o Iraque e a partida do reforço
- Caças Rafale franceses atacam veículos do EI no Iraque
- Reforço de caças Rafale no Golfo Pérsico já começou a cumprir missões sobre o Iraque
- Caças Rafale fazem primeira missão noturna sobre o Iraque
- Mais caças Rafale para as operações contra o Estado Islâmico
- Nova missão de apoio aéreo francês no Iraque, sobre Bagdá
- Caças Rafale franceses fazem segundo ataque ao EI, no Iraque
- Mais fotos e informações sobre o ataque aéreo francês ao Estado Islâmico, no Iraque
- Primeiro ataque de caças Rafale ao Estado Islâmico, no Iraque
- Iraque: caças Rafale fazem missão de reconhecimento de cinco horas de duração
- Caças Rafale franceses fazem primeira missão de reconhecimento sobre o Iraque