Aeronaves receberam o nome ‘Phénix’ e custarão 3 bilhões de euros, incluindo sistemas de apoio e treinamento. Terão três pontos de reabastecimento, em dois sistemas diferentes, e substituirão frota de 19 aviões de 4 tipos em serviço

A Força Aérea Francesa informou nesta sexta-feira, 21 de novembro, o contrato para aquisição de 12 aviões multitarefa de reabastecimento em voo e transporte (MRTT), derivados do Airbus A330-200. O valor informado para o contrato,  preparado pela Direção Geral de Armamento (DGA) junto à Airbus Defense & Space, é de 3 bilhões de euros (3,76 bilhões de dólares ou 9,57 bilhões de reais) e cobre a aquisição de sistemas de apoio e de treinamento, como peças de reposição e simuladores.

O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa Jean-Yves Le Drian na quinta-feira, dia 21, por ocasião do colóquio “50º aniversário das Forças Aéreas Estratégicas e a dissuasão no Século XXI”, realizado na Escola Militar (École Militaire), estando presente o comandante (chefe do estado-maior – CEMAA) da Força Aérea Francesa, general Denis Mercier. De acordo com a Lei de Programação Militar, a entrega da primeira aeronave está prevista para 2018 e da segunda em 2019, seguindo-se as demais a um ritmo de 1 a 2 unidades por ano, montadas na unidade da Airbus em Toulouse. Participam do programa a Thales Avionics (sistema aviônico) e Rolls Royce (motores Trent 700).

O nome escolhido para a aeronave é “Phénix” e, além das tarefas de transporte a longa distância e reabastecimento em voo, os aviões deverão estar prontos para missões de evacuação aeromédica em situações de crise, entre outras. Na França, os 12 aviões deverão substituir uma frota atual de 19 aeronaves de 4 diferentes modelos e especialidades: onze C135FR, três KC 135RG, três A310 e dois A340.

Em nota, a Airbus Defense & Space informou mais alguns detalhes do que está incluído no pacote, a configuração das aeronaves e outras informações sobre o programa A330 MRTT.

Segundo a empresa, o contrato cobre o desenvolvimento e qualificação da configuração específica francesa, assim como equipamento de apoio em terra, sistemas de treinamento, sobressalentes, e cinco anos de apoio em serviço a partir da primeira entrega. Os aviões serão equipados com uma combinação do sistema de reabastecimento em voo do tipo “Boom” da Airbus (ARBS, com lança) e casulos de reabastecimento em voo sob as asas no sistema hose-and-drogue (probe e cesta). Poderão ser reconfigurados internamente para várias possibilidades, como transporte de 271 passageiros, arranjos de evacuação aeromédica (MEDEVAC) incluindo o módulo francês MORPHEE de tratamento intensivo, capaz de atender até 10 pacientes e manter capacidade de transporte de 88 passageiros.

Com a escolha, a França se torna a quarta nação a encomendar o A330 MRTT, após Austrália, Arábia Saudita, Cingapura, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido, que encomendaram um total de 34 aviões. Além destes, segundo a Airbus, a Índia e o Qatar selecionaram o MRTT e estão nos últimos estágios de negociação contratual para seis e dois exemplares, respectivamente. No momento, há 22 aeronaves em serviço e o MRTT se mostrou “comprovado em combate” em recentes ações de coalizão.

FONTES / INFOGRÁFICO / IMAGENS: Força Aérea FrancesaAirbus Defense & Space (compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em francês e inglês)

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